A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, esteve ontem na região de Itajubá para vistoriar as obras da futura sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e comemorar os 40 anos da instituição. Durante a visita, ela reforçou o compromisso do governo federal com o projeto, destacando o papel estratégico do laboratório para o desenvolvimento científico do país.
Na companhia do diretor do LNA, Wagner Corradi, do Reitor Marcel Fernando da Costa Parentoni e da Vice-Reitora Janaina Roberta dos Santos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), do prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, de pesquisadores(as) e outras autoridades, a ministra realizou uma visita na atual sede do LNA, em suas futuras instalações que estão em construção no parque tecnológico de Itajubá e participou de uma cerimônia comemorativa dos 40 anos do laboratório no Observatório do Pico dos Dias.
“O LNA é um patrimônio da ciência brasileira, fundamental para o avanço da astrofísica e da inovação tecnológica. Estamos empenhados em fortalecer essa instituição, que há quatro décadas contribui para o conhecimento astronômico no país”, afirmou Luciana Santos.
O LNA é referência nacional em pesquisas astronômicas, sendo responsável pela operação de telescópios e por impulsionar estudos na área. A nova sede promete ampliar a capacidade de pesquisa do laboratório, com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário