Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS AVANÇA NA SUSTENTABILIDADE COM OS ECOPONTOS "VAGA VERDE"

Iniciativa já recolheu quase 8 toneladas de resíduos recicláveis e fortalece a coleta seletiva no município

A Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente (Semac) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, avança na promoção de práticas sustentáveis com a instalação dos Ecopontos “Vaga Verde”. Localizados em pontos estratégicos da cidade, os espaços oferecem à população alternativas acessíveis para o descarte adequado de materiais recicláveis, pilhas, baterias, vidros e óleo de cozinha.

Atualmente, três unidades já estão em operação: na entrada do Centro Administrativo da Prefeitura, no Pátio do Terminal Rodoviário e na região central da cidade. Os pontos têm sido cada vez mais utilizados pela população. Apenas no Ecoponto do Centro Administrativo, por exemplo, foram recolhidos aproximadamente 640 quilos de resíduos no último dia 24 de maio.

Expansão dos Ecopontos
Em função do sucesso da ação, a Prefeitura já realizou a expansão do projeto. Um novo Ecoponto foi instalado na Rua São Paulo, ampliando ainda mais o acesso da população a pontos de coleta de resíduos recicláveis. “Queremos facilitar o descarte correto e incentivar práticas que protejam o meio ambiente. Nosso objetivo é descentralizar ainda mais esses pontos para alcançar toda a cidade”, acrescentou Teixeira.

Impactos ambientais e benefícios
O descarte incorreto de materiais como pilhas e baterias representa sérios riscos ambientais, liberando metais pesados que contaminam o solo e a água. Iniciativas como os Ecopontos ajudam a reduzir esses impactos, promovendo a destinação correta de resíduos e fortalecendo a coleta seletiva no município.

Desde a implantação do projeto, já foram recolhidas cerca de 7,99 toneladas de resíduos recicláveis — resultado que demonstra o sucesso da ação e o crescente nível de conscientização ambiental entre os cidadãos.

Investimento e parcerias
Para a implementação dos três primeiros Ecopontos, a Prefeitura investiu R$ 115.681,50, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O recurso contemplou a estrutura física, dispositivos de recebimento de resíduos, comunicação visual, sinalização e toda a logística operacional necessária para o escoamento dos materiais coletados.

Além disso, a iniciativa conta com parcerias estratégicas com associações de catadores e apoio institucional, garantindo o destino correto dos resíduos e contribuindo para o fortalecimento da cadeia de reciclagem no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...