Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS AVANÇA NA SUSTENTABILIDADE COM OS ECOPONTOS "VAGA VERDE"

Iniciativa já recolheu quase 8 toneladas de resíduos recicláveis e fortalece a coleta seletiva no município

A Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente (Semac) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, avança na promoção de práticas sustentáveis com a instalação dos Ecopontos “Vaga Verde”. Localizados em pontos estratégicos da cidade, os espaços oferecem à população alternativas acessíveis para o descarte adequado de materiais recicláveis, pilhas, baterias, vidros e óleo de cozinha.

Atualmente, três unidades já estão em operação: na entrada do Centro Administrativo da Prefeitura, no Pátio do Terminal Rodoviário e na região central da cidade. Os pontos têm sido cada vez mais utilizados pela população. Apenas no Ecoponto do Centro Administrativo, por exemplo, foram recolhidos aproximadamente 640 quilos de resíduos no último dia 24 de maio.

Expansão dos Ecopontos
Em função do sucesso da ação, a Prefeitura já realizou a expansão do projeto. Um novo Ecoponto foi instalado na Rua São Paulo, ampliando ainda mais o acesso da população a pontos de coleta de resíduos recicláveis. “Queremos facilitar o descarte correto e incentivar práticas que protejam o meio ambiente. Nosso objetivo é descentralizar ainda mais esses pontos para alcançar toda a cidade”, acrescentou Teixeira.

Impactos ambientais e benefícios
O descarte incorreto de materiais como pilhas e baterias representa sérios riscos ambientais, liberando metais pesados que contaminam o solo e a água. Iniciativas como os Ecopontos ajudam a reduzir esses impactos, promovendo a destinação correta de resíduos e fortalecendo a coleta seletiva no município.

Desde a implantação do projeto, já foram recolhidas cerca de 7,99 toneladas de resíduos recicláveis — resultado que demonstra o sucesso da ação e o crescente nível de conscientização ambiental entre os cidadãos.

Investimento e parcerias
Para a implementação dos três primeiros Ecopontos, a Prefeitura investiu R$ 115.681,50, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O recurso contemplou a estrutura física, dispositivos de recebimento de resíduos, comunicação visual, sinalização e toda a logística operacional necessária para o escoamento dos materiais coletados.

Além disso, a iniciativa conta com parcerias estratégicas com associações de catadores e apoio institucional, garantindo o destino correto dos resíduos e contribuindo para o fortalecimento da cadeia de reciclagem no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.