
Quando falamos em Saúde, logo se pensa em doenças, filas em hospitais, caos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas alguns estados e municípios conseguem mesmo com recursos escassos, diblar os problemas e gerir modelos de Saúde que se tornam exemplos e referência em determinadas regiões. Assim é Santo Antônio do Amparo.
O município de quase 11 mil habitantes é referência em Saúde e, atualmente, vêm se destacando na Saúde Bucal, onde funcionam vários programas odontólogicos. Só para se ter uma idéia, em todo o Brasil são apenas 410 municípios com programas de Saúde Bucal, em Minas são 58 cidades. Se fizermos uma comparação, em Santo Antônio do Amparo funcionam atualmente 6 programas de Saúde da Família Odontológicos (PSFs) e na cidade de São Paulo, o número de unidades é de apenas 12.
Entre os serviços prestados estão tratamento de canal, Raio X Odontológico, além de atividades como o "Odonto na Praça", com a participação de alunos do Unilavras e programas como o "Sorriso no Campo". Quando não há condições de atendimento no local, como é o caso das comunidades rurais, as pessoas são transportadas até a cidade para tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário