sábado, 3 de maio de 2008

SÃO TIAGO E NAZARENO SE DESTACAM EM SAÚDE

Os esforços do Governo de Minas para melhorar a saúde básica ganharam atenção especial de dois municípios do Sul de Minas. De acordo com informações da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del Rei, as prefeituras de Nazareno e São Tiago conseguiram cumprir todas as metas estipuladas pelo Programa Saúde em Casa, que visa ampliar e fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF).


De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da GRS, Sílvia Mercês dos Reis, o programa vem sendo desenvolvido com sucesso, no entanto, mesmo nos municípios que não conseguiram cumprir todas as metas . Na GRS existem 50 equipes do Programa Saúde da Família que recebem incentivos do Estado para cumprirem metas determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde que visam a melhoria do atendimento oferecido à rede básica. "Esse projeto começou em 2005 e já tivemos melhoras significativas na saúde regional", afirmou.
Segundo a secretária de Saúde de Nazareno, Francimara Resende Guimarães, a cidade possui uma população de quase oito mil habitantes que são beneficiados pelo Saúde em Casa com ações preventivas. "Alcançamos metas como a redução no número de internações, além de termos conseguido 100% da cobertura vacinal de crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", informou.


A cidade de Nazareno possui duas equipes do "Saúde em Casa" com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. "Os agentes fazem visitas domiciliares mensais para passar informações sobre as formas de prevenir doenças. Além disso, eles atualizam constantemente os dados da família e as condições de moradia, como água encanada e rede de esgoto. Essas observações são repassadas para os outros integrantes da equipe para definir quais os tipos de prevenções necessárias para ela e a demanda", explicou a secretária.

O secretário de São Tiago, Leonardo Silveira Martins, creditou ao trabalho de toda a equipe o sucesso do Saúde em Casa no município. "O Saúde em Casa é importante pois é um programa voltado para a prevenção de doenças", afirmou.

Nenhum comentário: