
Uma pesquisa realizada pelo (NEPEM/UFMG) revelou a necessidade de uma formação política especificamente voltada para a mulheres candidatas aos pleitos eleitorais no Brasil. Diante disso, a deputada Maria Lúcia Mendonça não perdeu tempo e trabalhou muito para que o município de Cataguases fosse contemplado com o curso.
Para Maria Lúcia, a ausência de mais mulheres nos diversos campos da política e nos espaços de poder, se deve em geral aos muitos obstáculos e dificuldades que elas precisam enfrentar dentro e fora de casa. Segundo a parlamentar, “este curso irá oferecer algumas ferramentas necessárias para que elas ultrpassem as barreiras e obtenham sucesso nas urnas”.
Foram ofertadas 270 vagas para mulheres filiadas a todos os partidos políticos de Minas, sendo 54 vagas destinadas a cada uma das cinco regiões que foram contempladas nesta primeria realização do curso Norte (Montes Claros), Zona da Mata (Cataguases), Vale do Aço (Ipatinga), Vale do Rio Doce (Governador Valadares) e Região Metropolitana de Belo Horizonte (Belo Horizonte). Um dos objetivos do curso é qualificar as mulheres que já exercem cargos de liderança nos movimentos sociais organizados e movimentos políticos em geral, em associações, ONGs, Conselhos de Políticas Públicas.
A qualificação irá contribuir para o aumento do número de mulheres que venham a participar de cargos políticos e, desta forma, diminuir as desigualdades de gênero nas esferas de tomada de decisão política em Minas Gerais e no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário