Pular para o conteúdo principal

2ª FESTA DA CULTURA ÍTALO-BRASILEIRA


O evento realizado pelo Rotary Club de Lavras e pela ONG NIEH, neste último sába-do, 14 de novembro – a 2ª Festa da Cultura Ítalo-Brasileira – foi simplesmente um estrondoso sucesso. Não há melhor qualificação que esta. Tudo isso graças, sobretudo, à comunidade la-vrense que não se furtou a participar da grande festa, lotando o espaço Gran Finalle com mais de 500 convidados. Foi uma noite mágica, dotada de muito requinte, com apresentações artísticas e cultu-rais de ambas as nações reverenciadas, um saboroso Buffet (Lucinda Buffet) que incluiu pra-tos quentes e frios italianos e nacionais, tudo regado a saborosos vinhos e, acima de tudo, muito calor humano. No palco do Gran Finalle o participante pôde desfrutar de apresentações que já se tor-naram inesquecíveis, como as Meninas Cantoras de Lavras, os tenores Hugo Mazochi e Márcio Moreira, Herman Rees, voz e violão, a cantora mirim Luíza e o Grupo Soarte, o coral Voti D’Amici, a maravilhosa apresentação do Grupo Tarantolato, de dança folclórica italiana e, por fim, um animado baile abrilhantado pela Banda Pau Brasil.

Os sócios do Rotary Club de Lavras e da ONG NIEH (NIÊ) estão extremamente sen-sibilizados com o acolhimento da sociedade lavrense e da região. Rotarianos de Bom Sucesso, Perdões, Itajubá, São João Del Rei e Itanhandú também vieram prestigiar o acontecimento. Além do representante consular Gianfranco Zavaloni, outras personalidades de organi-zações ítalo-brasileiras também estiveram presentes, dentre elas: a ACIBRA-MG - Associação Cultural Ítalo-Brasileira em Minas Gerais, Associação Lucchesi Toscani Nel Mondo, Fundação Dante Alighieri, Ponte entre Culturas e Fundação Torino. As metas das duas entidades realizadoras foram plenamente alcançadas, principalmen-te no tocante ao Banco de Leite Materno, onde o quantum necessário para a consolidação des-te grande benefício foi devidamente arrecadado. Da mesma forma, a possibilidade de termos em Lavras uma representação do núcleo consular existente em Belo Horizonte, ficou ainda mais perto, segundo afirmou o próprio representante consular, Gianfranco Zavaloni.

Resta aos organizadores agradecerem o imprescindível apoio do empresariado local e regional, principalmente os patrocinadores Fiat Laveli, Clínica Núcleo Gaia, Construtora Cherem, GF Multimercado, ACIBRA e o Grupo Empresarial Carlos Alberto Pereira. Agradecimento este que se estende também aos colaboradores: Café Bento Grão, ca-chaça Cantinho da Roça e Floricultura Canto Verde, esta, responsável pela bela ornamentação floral do espaço Gran Finalle. Também importante foi o apoio institucional do Consulado Italiano, do Poder Público Municipal e do Comitê Olímpico Italiano no Brasil. Fica, desta forma, marcado um novo encontro, ou seja, os organizadores já estão a-nunciando para o próximo ano a 3ª Festa da Cultura Ítalo-Brasilera, que não apenas repetirá o sucesso das anteriores: será ainda melhor, sentenciam seus dirigentes.
Geraldo Bertolucci Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.