Pular para o conteúdo principal

2ª FESTA DA CULTURA ÍTALO-BRASILEIRA


O evento realizado pelo Rotary Club de Lavras e pela ONG NIEH, neste último sába-do, 14 de novembro – a 2ª Festa da Cultura Ítalo-Brasileira – foi simplesmente um estrondoso sucesso. Não há melhor qualificação que esta. Tudo isso graças, sobretudo, à comunidade la-vrense que não se furtou a participar da grande festa, lotando o espaço Gran Finalle com mais de 500 convidados. Foi uma noite mágica, dotada de muito requinte, com apresentações artísticas e cultu-rais de ambas as nações reverenciadas, um saboroso Buffet (Lucinda Buffet) que incluiu pra-tos quentes e frios italianos e nacionais, tudo regado a saborosos vinhos e, acima de tudo, muito calor humano. No palco do Gran Finalle o participante pôde desfrutar de apresentações que já se tor-naram inesquecíveis, como as Meninas Cantoras de Lavras, os tenores Hugo Mazochi e Márcio Moreira, Herman Rees, voz e violão, a cantora mirim Luíza e o Grupo Soarte, o coral Voti D’Amici, a maravilhosa apresentação do Grupo Tarantolato, de dança folclórica italiana e, por fim, um animado baile abrilhantado pela Banda Pau Brasil.

Os sócios do Rotary Club de Lavras e da ONG NIEH (NIÊ) estão extremamente sen-sibilizados com o acolhimento da sociedade lavrense e da região. Rotarianos de Bom Sucesso, Perdões, Itajubá, São João Del Rei e Itanhandú também vieram prestigiar o acontecimento. Além do representante consular Gianfranco Zavaloni, outras personalidades de organi-zações ítalo-brasileiras também estiveram presentes, dentre elas: a ACIBRA-MG - Associação Cultural Ítalo-Brasileira em Minas Gerais, Associação Lucchesi Toscani Nel Mondo, Fundação Dante Alighieri, Ponte entre Culturas e Fundação Torino. As metas das duas entidades realizadoras foram plenamente alcançadas, principalmen-te no tocante ao Banco de Leite Materno, onde o quantum necessário para a consolidação des-te grande benefício foi devidamente arrecadado. Da mesma forma, a possibilidade de termos em Lavras uma representação do núcleo consular existente em Belo Horizonte, ficou ainda mais perto, segundo afirmou o próprio representante consular, Gianfranco Zavaloni.

Resta aos organizadores agradecerem o imprescindível apoio do empresariado local e regional, principalmente os patrocinadores Fiat Laveli, Clínica Núcleo Gaia, Construtora Cherem, GF Multimercado, ACIBRA e o Grupo Empresarial Carlos Alberto Pereira. Agradecimento este que se estende também aos colaboradores: Café Bento Grão, ca-chaça Cantinho da Roça e Floricultura Canto Verde, esta, responsável pela bela ornamentação floral do espaço Gran Finalle. Também importante foi o apoio institucional do Consulado Italiano, do Poder Público Municipal e do Comitê Olímpico Italiano no Brasil. Fica, desta forma, marcado um novo encontro, ou seja, os organizadores já estão a-nunciando para o próximo ano a 3ª Festa da Cultura Ítalo-Brasilera, que não apenas repetirá o sucesso das anteriores: será ainda melhor, sentenciam seus dirigentes.
Geraldo Bertolucci Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...