Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR NAYLOR GONTIJO É HOMENAGEADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Ontem, 11, a Câmara dos Deputados concedeu a várias personalidades a Medalha do Mérito Legislativo. O deputado federal e terceiro-Secretário da Câmara Odair Cunha (PT) havia indicado o professor e jurista Naylor Salles Gontijo in memorian para receber a medalha. Durante a cerimônia de premiação, o filho dele recebeu a homenagem emocionado. “Se meu pai estivesse vivo, não aceitaria essa medalha. Era um homem simples, humilde. Fico feliz de estar aqui e poder lembrar do trabalho dele pela democracia e contra as desigualdades sociais neste país”, disse Flavio Gontijo. Naylor Salles Gontijo nasceu em Varginha, Minas Gerais, em 27 de outubro de 1931. Formou-se em direito pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais (hoje UFMG) em 1954.

Fundou, no município de Varginha, o Colégio Catanduvas, a primeira escola de ensino fundamental púbica e gratuita de Varginha, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Sul de Minas - FACISA, a Faculdade de Ciências Contábeis - FACECA e veio a ser um dos fundadores da Faculdade de Direito de Varginha - FADIVA. Durante a Ditadura Militar foi um dos organizadores de movimentos de resistência política. Fundou 5 sindicados de trabalhadores neste período, militou na organização de ligas campesinas e frentes de discussões políticas, fundando e exercendo a presidência do Rotary Clube de Varginha. Fundou também em Varginha, a Escola de Alfabetização de Adultos, utilizando do método de Paulo Freire, o que envolveu grande enfrentamento com as elites agrárias locais, em plena Ditadura Militar.

Professor de Direito do Trabalho e Filosofia do Direito por quase 40 anos, publicou cinco livros, sendo que o seu Introdução ao Estudo do Direito editado pela Forense teve três edições esgotadas (1969/70/71). Com dedicação incondicional aos alunos, por todos os anos que deu aula até sua morte, foi patrono ou paraninfo de todas as suas turmas, tendo efetivamente marcado a vida de muitos bacharéis, como é vastamente testemunhado, inclusive pelo deputado federal Odair Cunha, que prestou esta homenagem, perante a Câmera dos Deputados. Seu trabalho sempre foi ligado às artes, sendo verdadeiro entusiasta e até mecenas de poetas, escritores e artistas cênicos do Sul de Minas. Usava da arte em suas aulas e textos, além de ter escrito contos, poesias e peças de teatro. Dirigiu várias montagens de teatro infantil na cidade de Varginha e serviu como advogado à proteção do patrimônio barroco setecentista mineiro, inclusive encontrando peças barrocas preciosas para o Museu Paulista de Arte Barroca.

“Tive a honra de ser aluno do Naylor e lembro que ele falava de Deus sem pregar, no meio de assuntos das matérias de direito. Ele pagava bolsas aos alunos e não falava nada. Recebia todos de braços abertos e advogava gratuitamente para todos que precisavam e não tiham recursos. Nunca vou esquecer dele.”, disse Odair Cunha. O professor Naylor Gontijo lecionou até o dia de sua morte, aos 03 de março de 2003, na cidade de Varginha. Sua memória, entretanto, conserva-se viva como exemplo de postura ética, solidária e compromissada com a educação e com os desprivilegiados.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...