Pular para o conteúdo principal

"A VIDA PÚBLICA É UMA DOAÇÃO


"Eu não sei se poderia passar algum ensinamento para os jovens brasileiros. O que eu poderia dizer é que, como diziam os antigos de Minas, fora da lei não há salvação", disse José Alencar

“O Partido vai crescer muito e crescer com qualidade” esta é uma das principais convicções do vice-presidente da República José Alencar quando perguntado sobre o futuro do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que completou 3 anos de fundação no dia 25 de agosto. Alencar traça um panorama da participação do PRB nas eleições municipais de outubro e considera admirável a atuação do presidente nacional, Vitor Paulo dos Santos. “Ele tem realizado um trabalho de organização do partido em todo o território nacional”, declara. José Alencar comenta que na vida pública se aprende uma lição todos os dias, mas uma das principais “é a convicção, a consciência de que o trabalho honrado pode nos levar a um novo tempo no Brasil”, embora “alguns homens públicos não têm contribuído para a respeitabilidade da categoria”, conclui.

Que avaliação o senhor faz desses três anos de fundação do PRB?

José Alencar - Eu poderia dizer que os partidos, como componentes do poder político nacional, não se fazem no curto prazo; se fazem com trabalho, dedicação e também com comportamento correto, para que comecem a ganhar a confiança nacional. E o nosso partido, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), possui condições notáveis, a começar pela atuação admirável do nosso presidente, Vitor Paulo dos Santos. Ele tem realizado um trabalho de organização do partido em todo o território nacional; e estas eleições municipais, que são de certa forma as primeiras que acontecem depois do Partido melhor organizado, vão demonstrar o sucesso deste trabalho. Nós temos candidatos com muita chance de se eleger, como é o caso, por exemplo, do senador Marcelo Crivella no Rio de Janeiro, sem dúvida alguma o melhor candidato, está na liderança das pesquisas e certamente irá ganhar esta eleição.

Nós temos no Maranhão o deputado Cleber Verde, um rapaz de comportamento exemplar aqui no Congresso Nacional, e que também vai ser eleito prefeito de São Luiz. São candidatos em dois estados importantes, nas capitais de dois estados importantes, mas nós temos candidatos em várias cidades pelo interior do Brasil. São muitos. Não tenho dúvida de que o Partido poderá revelar brevemente o número de vereadores eleitos em 5 de outubro. Então o Partido vai crescer muito e com qualidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, nós estamos participando da chapa com o candidato a vice que é uma pessoa extraordinária, Cláudio Sampaio, e estamos liderando as pesquisas com a candidata Jô Moraes, do PCdoB, partido ao qual nos aliamos em Belo Horizonte. Então, não tenho dúvida de que o trabalho do PRB vai fazer com que o partido cresça na admiração e no respeito de todos os brasileiros.

As eleições municipais estão à porta. Qual deve ser a principal mensagem que os candidatos do PRB devem levar aos eleitores e como contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos municípios brasileiros?
Alencar - O trabalho, a dedicação, a probidade, o exemplo de honradez. Tudo isso deve ser objeto de compromisso nosso, porque é isso que todos os brasileiros esperam de um partido com a seriedade e perfi l do Partido Republicano Brasileiro. Porque o melhor que nós podemos dar de contribuição para o crescimento e desenvolvimento dos municípios é o trabalho, a dedicação, a honradez, o respeito pelas pessoas, pelo próximo; vamos dar uma contribuição para o próprio fortalecimento da democracia, do estado democrático de direito. O PRB tem compromisso com esse posicionamento democrático. Por isso, ele é Republicano.

Como o senhor vislumbra o futuro do PRB?
Alencar - O nosso futuro é promissor, porque não desejamos nos afastar deste comportamento correto, dessa postura que faça enriquecer a nossa credibilidade como homens públicos, que pertencem a um partido do qual nos orgulhamos.

Após anos de vida pública, tendo vivenciado momentos importantes da política brasileira, qual é a principal lição aprendida pelo senhor?
Alencar - As lições são muitas. A gente aprende todo dia na vida pública. Agora, eu poderia dizer que uma das mais importantes lições é a convicção, a consciência de que o trabalho honrado pode nos levar a um novo tempo no Brasil. Porque hoje a grande preocupação reside no fato de que alguns homens públicos não têm contribuído para a respeitabilidade da categoria. Claro que isso é uma minoria. Felizmente, a grande maioria é constituída de gente séria, gente boa, mas o ideal é que todos estivesse firmes no propósito de merecer uma eleição. O Brasil precisa disto. E o Brasil passará a ser outro país.

A partir de sua intensa experiência política, qual ensinamento o senhor passaria para os jovens brasileiros?

Alencar - Eu não sei se poderia passar algum ensinamento para os jovens brasileiros. O que eu poderia dizer é que, como diziam os antigos de Minas, fora da lei não há salvação. Vamos procurar realizar o nosso trabalho rigorosamente obedecendo as leis. É muito mais fácil crescer dentro da lei do que à margem dela, o que pode nos levar à perdição. O que eu tenho recebido como ensinamento é que vale a pena obedecer rigorosamente às normas, não só éticas mas também morais e comportamentais. A vida pública é uma doação. Ninguém precisa pensar que vai ser feliz ingressando na política para se servir. Tem de ter a consciência absolutamente segura de que está ali para servir, e não para se servir.

Na sua opinião, qual deve ser a principal característica do comportamento republicano?
Alencar - A principal característica do comportamento republicano é justamente este compromisso sério com a democracia, com o respeito, com a causa pública. A República, a res pública. Nós estamos prestando um serviço à República. O comportamento tem de ser aquele capaz de colocar a República como fim, não como meio para vantagens subalternas. Ser republicano é respeitar a República.
O Republicano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

VIDENTE DO SUL DE MINAS TERIA ANUNCIADO A MORTE DE DILMA

Vidente era amiga e confidente de Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves Corre pela internet, tão rápido como o vento, uma suposta profecia catastrófica atribuída à vidente mineira Neyla Alckmin, falecida há mais de dez anos, cujos termos insinuam a morte da presidente eleita Dilma Rousseff logo após a posse, seguida por um período de caos para o Brasil. O texto, sem assinatura e indicação de origem, seria parte de um manuscrito deixado pela sensitiva. Segundo consta, Neyla Alckmin aparecia com frequência na televisão e nas revistas para fazer previsões, especialmente no período eleitoral. Morava na Cidade de Conceição do Rio Verde, próximo a São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. A favor dela conta-se que foi conselheira de Juscelino Kubitschek e de Tancredo Neves. Segundo reportagem publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”, edição de 19 de junho de 2008, foi Neyla quem apontou para o empresário Eike Batista os principais pontos da Bacia de Campos para exploração. Chegou a produzir...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...