Há mais de quatro anos no comando da Polícia Militar de São João del-Rei e região, o tenente coronel Milton de Oliveira Costa, que já atuou em Lavras, anunciou em entrevista coletiva, no dia 3, que iria deixar o cargo no 38° Batalhão da Polícia Militar (BPM). Na segunda-feira, 8, comandante Milton entregou o cargo ao tenente coronel Alan Elias da Silva, em solenidade oficial. Desde a implantação do batalhão, em dezembro de 2006, as cidades da região testemunharam avanços consideráveis no quadro de segurança pública. São João del-Rei, que em 2005 ocupava o 71° lugar no ranking do Índice de Criminalidade, caiu para a 135° posição no ano passado. Santa Cruz de Minas era a sétima cidade com maior ocorrência de homicídios em 2005 e caiu em 2009 para a última posição (846°).
Outro fator positivo para São João foi a queda no registro de criminalidade violenta. Em quatro anos, a cidade caiu 220 posições no ranking do Índice de Criminalidade Violenta, passando de 56° para 276° colocado. O tenente coronel disse que está satisfeito com os êxitos alcançados. “Quando assumimos o batalhão, nós traçamos várias estratégias, vários planos. Alguns a curto, médio e longo prazo. Fizemos um plano de trabalho que era exatamente até 2010. Ao realizarmos o balanço, este ano, verificamos que todas as metas traçadas foram alcançadas. Estou realizado”, comemorou.
Comandante Milton garantiu que a decisão de deixar o 38° BPM é pessoal e afirmou que atuando em Varginha, no Sul de Minas, estará mais próximo aos familiares, que moram em São Sebastião do Paraíso. “A ideia inicial era ficar aqui até o final do ano, mas o comandante de Varginha reformou e a vaga ficou disponível. Se eu recusasse, poderia perder a chance de ficar perto dos meus familiares e da minha cidade”, explicou. Recém promovido a tenente coronel, o novo comandante disse que está otimista com o cargo e que pretende manter os bons índices na cidade. “Será uma nova experiência de comando, um desafio estar à frente do 38º Batalhão, principalmente porque São João del-Rei é uma cidade muito importante em Minas”.
com Gazeta de São João Del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário