terça-feira, 11 de maio de 2010

GASTÃO É ELEITO PRESIDENTE DO CISRU

O prefeito de Prados, Gustavo Gastão (segundo da esquerda para a direita), foi eleito presidente do CISRU, no dia 15 de abril último

O prefeito de Prados, Gustavo Gastão Gorgozinho Cardoso, foi eleito, no último dia 15 de abril, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU), que reúne 50 municípios da Macrorregião Centro Sul de Minas Gerais. A eleição, ocorrida no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, teve por objetivo instalar o segundo consórcio do Estado, que administrará o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das microrregiões de São João del-Rei, Barbacena e Conselheiro Lafaiete/Congonhas. A manutenção do Samu é tripartite, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Segundo informou Gustavo Gastão, o Samu Centro Sul “deverá começar a operar no início de 2011, pois haverá concurso para contratação dos funcionários. E, em ano eleitoral, tem um período em que não pode ter admissões no serviço público”.

Ele ainda contou que será atendida uma população aproximada de 800 mil pessoas com um quadro de cerca de 250 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e auxiliares administrativos, que serão admitidos através de concurso público. E acrescentou: “Vinte e duas unidades de resgate farão o atendimento, de forma que o tempo gasto entre sua saída e o local da ocorrência não ultrapasse meia hora”. Serão 18 veículos de resgate tipo Unidade de Saúde Básica (USB) e quatro do tipo Unidade de Saúde Avançada (USA). Gustavo Gastão disse que é grande a expectativa, de todos os prefeitos, com relação ao Samu. “Pretendemos, o mais rápido possível, agendar uma assembleia geral para apresentação da planilha, que determina a participação da Secretaria de Estado da Saúde e discussão e aprovação do Estatuto e Regimento Interno do Consórcio”, informou.

O primeiro Consórcio já em operação em Minas Gerais funciona na Região Norte, com sede em Montes Claros. O CISRU terá sua administração centralizada em Barbacena, que é a cidade polo desta macrorregião, sendo que o Samu será instalado em imóvel próprio a ser construído numa área da Fhemig, próximo ao Parque de Exposições daquela cidade.
da Folha das Vertentes

Nenhum comentário: