Pular para o conteúdo principal

PROJETO LEVA MÚSICA A ZONA RURAL DE VARGINHA

Bruno Maia com a diretoria e alguns alunos da Escola Municipal Santa Terezinha.
Rock e responsabilidade social! Desde o dia 18 de agosto, a organização do Roça ‘n’ Roll iniciou a primeira etapa do Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP). A iniciativa, com apoio da diretora Daniela Barbosa Lúcio Alves, vai levar arte e cultura os alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, no Sul de Minas, próxima à Fazenda Estrela. O CAMP foi idealizado pelo músico Bruno Maia, organizador do Roça ‘n’ Roll, e vai oferecer aulas gratuitas de teoria musical, flauta, percussão e canto. A metodologia de ensino vai enfatizar aulas expositivas e práticas de conjunto. Para incentivar o trabalho em equipe e a relação interpessoal dos estudantes, o projeto prevê a criação de conjuntos musicais e um coral com todos os alunos atendidos.

De acordo com Bruno Maia, a proposta é introduzir as crianças no mundo das artes. “Podemos descobrir e desenvolver vários talentos. E isso vai ser muito construtivo para o desenvolvimento humano, social e intelectual dos alunos”, enfatiza. Para destacar a importância da preservação ambiental e reutilização de artigos descartados no lixo, os participantes do projeto vão aprender a fabricar instrumentos musicais alternativos com materiais recolhidos e reaproveitados. “É uma forma interessante de exercer a criatividade e, ao mesmo tempo, diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos sólidos na natureza”, aponta Bruno Maia.

As aulas serão ministradas até o mês de dezembro deste ano por professores capacitados e especializados na área de educação musical e musicalização. “Montamos uma equipe multidisciplinar o que dinamiza e valoriza o trabalho. Não queremos formar roqueiros e sim apreciadores da boa música”, confirma o idealizador do projeto.

O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC –Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça ‘n’ Roll, realizado anualmente em Varginha.
por Ivanei Salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...