quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VGA ENTRE AS FUTURAS METRÓPOLES DO BRASIL

Aqui o futurou já chegou. É o que aponta a edição de número 2.180 da revista VEJA de 1º de setembro de 2010. A publicação destaca a força das cidades médias no país, e Varginha, no Sul de Minas está entre as 20 cidades consideradas “as metrópoles brasileiras do futuro”. Com seus 122 mil habitantes (IBGE de 2002), o município é o quinto no ranking nacional de crescimento econômico anual das cidades médias, com 9,4%. A cidade possui Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9 bilhões de reais e 25 mil reais em renda per capita anual. Outras duas cidades mineiras também são destaque - Sete Lagoas é a 4ª e Divinópolis a 16ª.

A administração pública do município tem priorizado a oferta de saúde preventiva com a ampliação do número de equipes do PSF - Programa Saúde da Família. Hoje são 13 unidades. As unidades básicas, conhecidas como policlínicas, também realizam mais de 30 mil atendimentos médicos mensalmente. Projetos conjuntos entre as secretarias de Saúde e de Esporte, garantem a promoção da saúde, bem-estar e lazer.

Outra área de destaque na administração é a Educação. A cidade tem uma rede municipal de ensino com aproximadamente 13 mil estudantes da educação infantil ao ensino fundamental, e é polo regional em educação inclusiva com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Na segurança, Varginha é destacada por ser cidade Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A integração ao programa se deu graças a reconhecida referência de Varginha no país, em ações de segurança pública desenvolvidas pela Guarda Municipal, que agora tem o contingente ampliado em 17%.

Além de estar entre as 20 cidades brasileiras cotadas à metrópole do futuro, Varginha é a quinta em Minas Gerais com melhor qualidade de vida, segundo o índice Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado em 2009. A nova titulação dada a Varginha já rende frutos, garante o prefeito Eduardo Carvalho que informa que novas ondas de boas notícias vêm pela frente. O secretário municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Samuel Maganha, aponta que a estreita relação com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), tem garantido à cidade importantes contatos empresariais no Brasil e no mundo.
com assessoria

Nenhum comentário: