Pular para o conteúdo principal

RANKING DA FOLHA COLOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COMO 31ª MELHOR DO BRASIL

Reitor José Roberto Scolforo
Entre as 192 instituições avaliadas em todas as regiões do país no Ranking Universitário Folha (RUF) 2013, divulgado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 9, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa a 31ª posição como melhor universidade brasileira. Em Minas Gerais, a instituição ocupa a 5ª colocação como melhor universidade do estado, e entre as universidades públicas de Minas, também fica na 5ª posição.

O RUF é dividido em duas vertentes. Uma analisa as 192 universidades do país como um todo. Na outra vertente, são avaliados 30 cursos de graduação, independentemente se são oferecidos por universidades, centros universitários ou faculdades (as diferentes segmentações definidas pelo Ministério da Educação). As duas últimas modalidades são mais voltadas para o ensino do que para a produção científica.

As 192 universidades do país - que têm como missão constitucional fazer ensino, pesquisa e extensão - foram avaliadas em cinco grandes áreas: ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação.

A UNIFAL-MG obteve as seguintes pontuações nos critérios ensino (19ª posição), pesquisa (17ª posição) mercado (131ª),  inovação (15ª), internacionalização (37ª). A nota da universidade foi de 73,55.

A UFLA NO RANKING
Minas Gerais
31° colocada no ranking

Dados da Universidade

Nome da universidade Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Número total de estudantes 16.581
Número de cursos 23
Ano da federalização 1963
Natureza administrativa Pública
Relação candidato/vaga da instituição 11.4
Estado Minas Gerais
Site www.ufla.br
Fonte: Censo da Educação Superior 2010 e portal Ufla

Cursos avaliados

Administração de Empresas
Ranking avaliação de ensino (42º)
Agronomia
Ranking avaliação de mercado (4º)
Ranking avaliação de ensino (3º)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ranking avaliação de ensino (69º)
Biologia
Ranking avaliação de mercado (77º)
Ranking avaliação de ensino (10º)
Ciência da Computação
Ranking avaliação de ensino (23º)
Educação Física
Ranking avaliação de ensino (30º)
Matemática
Ranking avaliação de mercado (66º)
Ranking avaliação de ensino (23º)
Nutrição
Ranking avaliação de ensino (50º)
Português/Literatura/Letras Estrangeiras
Ranking avaliação de ensino (89º)
Química
Ranking avaliação de mercado (43º)
Ranking avaliação de ensino (17º)

As 10 melhores Universidades

USP SP
UFRJ RJ
UFMG MG
UFRGS RS
Unicamp SP
Unesp SP
UFSC SC
UnB DF
UFPR PR
10º UFPE PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...