Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DO MEC AVALIA SISTEMA DE SAÚDE DE PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

Passos, no Sul de Minas, recebeu na segunda-feira, 21, uma comissão de auditores do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação do município no processo de seleção para instalação de faculdade de medicina. A equipe veio comprovar no local as informações enviadas pela Prefeitura sobre o sistema de saúde disponível na cidade, conforme estabelece o edital do MEC de chamamento público para a implantação do curso por instituição privada. 

Uma das condições para a aprovação de Passos é disponibilização de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) em número suficiente para a abertura de vagas no curso. Na documentação, a Prefeitura informou a existência de 600 leitos, incluindo 82 de São Sebastião do Paraíso e 62 de Piumhi, que se comprometeram a disponibilizá-los.

A comissão de auditores é formada por três médicos, sendo dois do MEC e um do Ministério da Saúde. Primeiramente, dois deles estiveram na Prefeitura, em reunião com o prefeito Ataíde Vilela, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Lopes Cançado, o Betaca, o diretor de Saúde, Willian José Barbosa, e a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) em Passos, Clarissa Carneiro Leão Batista. 

Além dos leitos do SUS, os auditores quiseram saber sobre a estrutura de atendimento em saúde: unidades de PSF, ambulatórios, pronto atendimento, convênios, entre outros, como os centros de atenção psicossocial (Caps II e AD) e os serviços hospitalares. O prefeito respondeu que Passos oferece uma ampla assistência em saúde, desde a atenção básica através da rede ambulatorial e do PSF, até a urgência e emergência, com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Santa Casa.

“Nosso PSF tem 64% de cobertura da população, mas temos projeto para chegar a 100%, com 35 unidades. Três delas já estão em obras”, disse, citando unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família, na área do PSF. De leitos hospitalares do SUS, a Prefeitura firmou parcerias com São Sebastião do Paraíso e Piumhi, que se comprometeram, através de um termo de parceria entre municípios, em face do edital 03/2013, a receber visita dos auditores para a comprovação da disponibilização das vagas de internação pelo Sistema Único de Saúde. 

Após assinar o termo nesta terça-feira pela manhã, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloíse, comentou que todas as providências na área da saúde são aquém das necessidades do país e que Passos será uma referência ainda maior para as outras cidades com a implantação da faculdade de medicina. 

Os auditores do MEC não puderem conceder entrevista, mas informaram que a estrutura local do município para a aprovação da implantação de uma faculdade de medicina é importante, pois o curso “está inserido nesse sistema” e o médico deve ser formado dentro dessa complexidade de serviços.

Segundo a coordenadora do PSF de Passos, Clarissa Batista, o município obteve aprovação nas três etapas anteriores do processo e deve ser aprovada na visita da comissão de auditores. A fase seguinte é a de habilitação das instituições interessadas em implantar o curso na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...