Pular para o conteúdo principal

LAVRAS VIVE ESCALADA DE CRIMES VIOLENTOS

Conforme o Blog O Corvo-Veloz já vem noticiando deste o início do ano, Lavras, cidade de 98 mil habitantes, localizada na região Sul de Minas, vem sofrendo com a escalada da violência. Sede da Sexta Região Integrada de Segurança Pública (6ª Risp) e do 8º Batalhão de Polícia Militar, a cidade apresentava uma queda no número crimes violentos, como roubos consumados, nos três primeiros meses do ano. 

Crimes violentos
Em janeiro de 2014, a cidade registrou 12 roubos consumados, contra 10 no mês de fevereiro e 9 em março. Mas no mês de abril já houve um acréscimo no número de roubos. Foram registrados 11 roubos consumados na cidade. 

A cidade registrou um acréscimo no número de homicídio tentado no primeiro trimestre. Em janeiro deste ano, foi registrado apenas 1 caso, contra 2 em fevereiro e 5 em março. Além disso, foi registrado 1 homicídio consumado no mês de fevereiro na cidade. Já no mês de abril de 2014 houve apenas 1 caso. Enquanto em janeiro não houve caso de estupro tentado, fevereiro e março registraram 1 caso cada. Abril fechou com 1 caso de estrupo consumado em Lavras.

Ano violento
Em 2013, Lavras registou 2 homicídios, e apenas no primeiro semestre deste ano, já são três assassinatos no município. O primeiro homicídio do ano, ocorrido no bairro Tipuana II, na Zona Sul, deixou perplexa a população da cidade. Um homem de 52 anos foi morto a golpes de facão e pauladas na frente da filha, uma criança de apenas 10 anos. Três homens se aproximaram. Um deles começou a agredir a vítima com um pedaço de pau enquanto o outro desferiu golpes de faca. Um terceiro suspeito ainda atirou pedras contra a vítima. A criança não foi ferida.

Versão oficial
Em crescimento contínuo nos últimos três anos completos, a criminalidade violenta em Minas Gerais segue em disparada em 2014. A despeito da gravidade da situação, o governo do Estado encontrou uma forma de minimizá-la, destacando como 'avanço' na segurança pública nos primeiros três meses do ano a queda de 23,6% dos casos de extorsão mediante sequestro e de 12,6% no número de estupros. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, atribui o recrudescimento dos indicadores de criminalidade, em especial dos crimes contra o patrimônio, a "uma tendência em todo o país". 

Minas aumenta em crimes e perde em competitividade
O aumento dos índices de criminalidade derrubaram os índices de competitividade do Estado, de acordo com a consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit). Segundo a pesquisa, divulgada pela imprensa, Minas caiu do 3º para o 6º lugar no ranking dos estados mais competitivos do país para receber investimentos. O estudo, que leva em conta todas as variáveis locais, também mostra que todos os estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), já superaram Minas Gerais.

Em entrevista recente ao jornal O Tempo, o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Frederico Marinho, disse que o avanço da criminalidade no Estado desde 2010 tem relação direta com a falta de investimentos e de políticas públicas na segurança. "Pior que o aumento sistemático da criminalidade é a falta de resposta do Estado em curto prazo", criticou.

Centro de consumo
Segundo a publicação "Identidade dos Municípios Mineiros 2014", do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Lavras é o 25º município em potencial de consumo no Estado e o 252º nesta colocação no Brasil, com 1.706 milhões (potencial de consumo total da cidade em 2013). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho