Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIFAL DESENVOLVEM MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS

Materiais são destinados a análises diretas de fármacos e toxicantes em fluidos biológicos
Pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) têm trabalhado no desenvolvimento de materiais inéditos, biocompatíveis, e que apresentam simultaneamente a capacidade de se ligar a moléculas de baixo peso molecular e ao mesmo tempo excluir macromoléculas. 
 
Esses materiais podem ser empregados na extração direta de fármacos e toxicantes de amostras complexas com alto teor proteico como sangue total, plasma e soro sanguíneo, leite, entre outros. Além disso, os autores acreditam que outras aplicações podem ser exploradas, e nesse sentido outros trabalhos têm sido desenvolvidos em parceria com outros grupos de pesquisa.

Para a obtenção dos materiais, a superfície de sorventes convencionais foi modificada por meio do revestimento com uma capa de albumina bovina (entrecruzada quimicamente). Dessa forma, quando uma amostra proteica é passada pelo material em um pH superior ao ponto isoelétrico das proteínas, ambas, as proteínas da amostra e da capa proteica do sorvente, estarão ionizadas negativamente impedindo assim, a retenção de proteínas da amostra sobre o sorvente. 
 
Ao mesmo tempo, analitos de baixo peso molecular permeiam pela capa proteica sendo retidos no sorvente interno. Os sorventes utilizados até o momento foram nanotubos de carbono e polímeros orgânicos. Trata-se de uma linha de pesquisa inédita, que, em três anos, já rendeu duas patentes, dois artigos publicados, um artigo submetido, três artigos em fase de redação, quatro mestrados concluídos, um mestrado em andamento, dois doutorados em andamento e um prêmio de melhor trabalho no 23rd International Symposium on Pharmaceutical & Biomedical Analysis.

Os discentes envolvidos são dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Pós-Graduação em Química (PPGQ), bem como alunos de Iniciação Científica. A tecnologia tem sido difundida por meio de parcerias internas e externas no sentido de ampliar sua aplicabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...