Pular para o conteúdo principal

COLEÇÃO “POVOS AFRICANOS” NA CASA DA CULTURA DE ALFENAS

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, exposição, com 22 telas, fica 12 na casa da cultura até 12 de novembro


A Casa da Cultura de Alfenas, no Sul de Minas, está expondo o trabalho do artista plástico Antônio Carlos Gonçalves, o Nenê. O pintor é de Serrania, cidade vizinha e batizou a exposição de Tribos Africanas.

As pinturas, todas em óleo sobre tela, mostram povos como mursis, himbas, massais, hamers, núbios, zulus e olmos. São homens, mulheres e crianças, de grande realismo e beleza. O artista sempre se interessou pela anatomia humana e optou pelos tipos africanos pela diversidade que apresentam.

Nenên, como é conhecido pelos amigos em sua cidade natal, explica o porquê de seu interesse pela Cultura Afro - descendente: “Este povo integra-se perfeitamente à natureza, fazendo parte dela. É a vida, no mais alto grau de pureza. Sinto que cada indivíduo é motivado apenas pelo desejo de ser belo, de seduzir e de exteriorizar o prazer”.

O artista pinta há 40 anos, mas há 15, pesquisa tribos africanas. Vivendo de sua arte, ele tem vários clientes em Alfenas e outras cidades.

A exposição vai até 12 de novembro. A visitação pode ser feita de 08h às 11h e de 13h às 17h.

Interessados podem, além de apreciar, comprar o trabalho de Nenê.

SERVIÇO
  1. Estação Cultura - Casa da Cultura
    Endereço: Av. Lincolin Westim da Silveira - Residencial Aeroporto, Alfenas - MG
  2. Telefone:(35) 3698-1300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...