Pular para o conteúdo principal

A CIDADE, A UNIVERSIDADE E A POLÍTICA

O assunto eleições já faz parte das rodas de conversa no ambiente interno da UFLA


No próximo ano a cidade de Lavras, no Sul de Minas, vai viver uma realidade bem interessante. A cidade contará com dois representantes no Parlamento: Fábio Cherem (reeleito) na Assembleia Legislativa e Dâmina Pereira (eleita) na Câmara dos Deputados. Ambos pertencem a grupos políticos opostos na política local e as próximas eleições na cidade não deixarão de ter seus desdobramentos sem presença marcante destes dois parlamentares .

PSDB local
Com a derrota do candidato tucano para o Governo de Minas e do senador Aécio Neves para a Presidência da República, o PSDB de Lavras, em 2015, sai de cena como protagonista da política local. Até então, o sustentáculo da administração tucana em Lavras, o Governo do Estado passa para as mãos dos partidos de oposição, encabelados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que terá como governador o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

PT municipal
O governo de Fernando Pimentel, mesmo com as diferenças entre os vários grupos existentes dentro do PT de Lavras, a legenda ficará fortalecida no nível municipal. Tanto que já desperta o interesse de várias lideranças políticas que vislumbram horizontes para as eleições municipais de 2016, que não estão tão longe assim. O PT de Lavras tem nas mãos a chance de se unir em torno de um projeto forte e passa a ser o protagonista da política local.

A universidade
Além da política local, desde as eleições municipais de 2012, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), após um centenário sem despertar posicionamentos, vem chamando a atenção de várias lideranças políticas da cidade. Movimentações feitas por ocupantes de cargos naquela instituição são constantemente assunto em rodas de conversa e até em programas de rádio. 

2015, mais precisamente em seu segundo semestre, é um ano importante para toda a comunidade acadêmica da Ufla, bem como para a cidade de Lavras. Neste período será realizado o processo eleitoral para escolha de dirigentes (reitor e vice-reitor) da instituição. Quem for escolhido assumirá o mandato em 2016, ano importante para Lavras, em que haverá as eleições para prefeito, vice e vereadores.

O grupo político do reitor José Roberto Scolforo e da vice Édila Vilela ainda não tem um concorrente declarado para o pleito interno da universidade, mas o assunto eleições já faz parte das rodas de conversa no ambiente da interno da UFLA. 

Scolforo e Édila tem pela frente gerir os novos cursos de engenharia, implantar o curso de medicina, construir o hospital escola e lidar com a grande insatisfação dos novos servidores técnicos-administrativos com o ambiente da universidade. 

Além disso, ambos tem como desafio enfrentar os problemas que surgem com a expansão da instituição, como falta de servidores, reclamações em relação ao serviço de alimentação por parte dos discentes e o setor de comunicação, tradicional alvo de queixas de profissionais de imprensa e que foi uma das bandeiras levantadas por Scolforo e Édila quando de sua eleição em 2011. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...