Pular para o conteúdo principal

CAMINHO DE OPORTUNIDADES

Vai começar as inscrições para um dos maiores processos seletivos do País. Estudantes podem contar com duas novas opções de graduação na Federal de Lavras: Medicina e Pedagogia

Vista parcial do campus da Ufla, tendo ao fundo, a cidade de Lavras
Começa no próximo dia 19 o período de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), deste primeiro semestre de 2015.  Podem concorrer às vagas da educação superior pública candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenham obtido nota zero na redação. As inscrições se encerram  às 23h59 do dia 22 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu na internet. Cada estudante poderá optar por até dois cursos de graduação. Durante o período de inscrição o candidato pode acompanhar pelo sistema sua classificação parcial e as notas de corte. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 26 de janeiro, em única chamada.

No Sul de Minas são três universidades federais: Federal de Lavras (UFLA), Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Federal de Itajubá (UNIFEI). Na Universidade Federal, a novidade são dois novos cursos que passam a ser oferecidos neste primeiro semestre: medicina (30 vagas) e pedagogia (50 vagas).

A UFLA oferece 1305 vagas para este semeste. As vagas disponibilizadas durante o processo seletivo SiSU no primeiro semestre correspondem a 60% do total, sendo, portanto, 783. As demais são destinadas aos candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Já no segundo semestre, 100% das vagas são preenchidas pelos candidatos inscritos no SiSU.

A UFLA oferece à população os seguintes cursos, neste período: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciência da Computação, Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal, Física (licenciatura), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras (Português e Inglês – Licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química (Licenciatura), Sistemas de Informação e Zootecnia.

No caso do estudante que pretende cursar Engenharia Civil, de Materiais, Mecânica ou Química, a opção no SiSU deve ser pela Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharias). Após ingressar na UFLA, o estudante definirá em qual das engenharias irá prosseguir. (Em textos  publicados em 2014, é possível conhecer outros detalhes sobre a ABI e solucionar dúvidas).

Universidade de qualidade reconhecida
Os cursos ofertados pela UFLA alcançam avaliações externas de destaque. Pelo Índice Geral de Curso (IGC/MEC) divulgado em dezembro de 2014, a instituição é considerada a melhor de Minas Gerais e a terceira melhor do país. A liderança em Minas ocorre há cinco anos consecutivos.

No Ranking Universitário Folha (RUF 2014), a UFLA aparece como a 4ª instituição de ensino superior brasileira em número de publicações por docente e também a 4ª em bolsistas de produtividade. Outra avaliação importante é o Guia do Estudante, no qual os cursos da instituição também são avaliados positivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...