Pular para o conteúdo principal

MUITO PROBLEMA E POUCA SOLUÇÃO

Imagens mostram a situação de uma das avenidas mais importantes da cidade

Além do grave problema da dengue, os moradores de Lavras sofrem com a precária situação da limpeza pública, mato nas calçadas e lotes sujos

Lavras, no Sul de Minas, já registra 2.115 mil casos confirmados de dengue e 5.227 mil notificações. Os dados divulgados pela foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que em apenas uma semana foram registrados 359 novos casos. 

Isso representa uma média de 2 casos por hora e 51 casos por dia.

Além do grave problema da dengue, os moradores amargam a precária situação da limpeza pública, mato nas calçadas e lotes sujos. Grande parte destes lotes acabam virando depósito de lixo, contribuindo para o aparecimento de animais peçonhentos. Facilita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

Moradores da cidade também criticam os horários do serviço de limpeza pública e o trabalho de coleta, já que o lixo se acumula nas calçadas. 

A falta de lixeiras também é outro problema. Alguns comerciantes chegam a colocar caixas de papelão na calçada para que os pedestres coloquem o lixo. 

Na parte da tarde, é comum ver grandes volumes de sacos plásticos com todo tipo de lixo amontoados nas calçadas do Centro, principal região de circulação de consumidores. A situação nos bairros também é alvo de muitas reclamações.

Além disso, o anel viário de Lavras, localizado na Zona Norte da cidade, tem sido usado constantemente como local de descarte de lixo. O hábito da população de jogar entulhos em áreas urbanas é considerado um problema crônico por técnicos ambientais. Moradores da região cobram uma ação do poder público. 

Uma leitora do Blog O Corvo-Veloz enviou fotografias da situação de uma das principais avenidas da cidade, a Perimetral, logradouro este em que está localizada a sede do Poder Executivo municipal, e que liga a Zona Sul do município a universidade federal e a Zona Norte. As imagens foram registradas neste último domingo, 24.

Lixo acumulado em uma das avenidas mais importantes da cidade, caminho para a universidade federal e endereço da prefeitura

De acordo com a leitora, as pessoas que presenciaram a cena comentaram que nunca viram a cidade tão suja e sem coleta de lixo. 

"Impossível combater a dengue em uma cidade sem higiene... isto porque estamos na área central, imaginem a periferia...", destacou. Outro ainda comentou, "... neste ritmo de sujeira, o que nos aguardará nos períodos de chuvas...".

Lotes sujos
A Prefeitura de Lavras celebrou um convênio que viabilizou o protesto da dívida ativa do município, o que inclui as multas aplicadas aos proprietários de lotes que não vêm cumprindo com suas obrigações de limpeza e manutenção dos terrenos.

A medida entrou em vigor na 2ª quinzena de abril deste ano. O valor da multa depende do tamanho do terreno e, caso os entulhos e matos forem retirados dentro do prazo, o proprietário do terreno pode ter um desconto de 90% do valor da multa, exceto em caso de queimada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...