Pular para o conteúdo principal

ROMPIMENTO SACRAMENTADO


Há 5 dias da eleição do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), uma ação rápida articulada nos gabinetes de Brasília, deixou pessoas perplexas, surpresas e algumas sem rumo. No início da tarde ontem, terça-feira, 5, o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira, anunciou oficialmente sua desfiliação do PSDB. 

Em nota, postada em sua rede social no Facebook, Silas anunciou a filiação ao PMDB. A saída dele do PSDB já havia sido antecipada pelo Blog O Corvo-Veloz no último dia 21 de abril.

O prefeito disse que deixou o PSDB porque "nos últimos meses ficou evidente uma surpreendente ação de conspiração contra o atual governo municipal. Parte minúscula, mas não menos importante do PSDB, vem caminhando em direção contrária aos interesses da população de Lavras, inclusive com ofensas e acusações infundadas contra nosso governo. Por isso, a direção estadual do PSDB reconheceu a justa causa para que eu me desligasse do partido".

Segundo fontes ligadas ao prefeito, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, que foi a principal aliada de Silas nas eleições municipais de 2012, já estava ganhando força e era eminente uma derrota do prefeito dentro da própria legenda. 

Recentemente, ele se deslocou até a residência da ex-prefeita, que é a presidente da legenda tucana em Lavras. O assunto a ser discutido foi a eleição interna do partido, que deveria ter ocorrido no mês de março. Diante de um impasse, o processo acabou adiado para o mês de maio.

Nos últimos meses, já ocorriam discussões e críticas em redes sociais e no whatsapp por parte de lideranças e membros do PSDB contra a atual administração.

"A decisão se deu após o próprio partido, lideranças nacionais e correligionários locais firmarem parceria e apoio às linhas mestras do nosso governo: a transparência, a honestidade e o trabalho incansável para atender as principais demandas definidas em conjunto com os cidadãos", destacou Silas.

Chegou a ser especulada a saída de Jussara Menicucci do PSDB, fato negado pela ex-prefeita em entrevista por telefone a reportagem do Blog O Corvo-Veloz.

O que muitos lavrenses e lideranças políticas da cidade não sabiam e que só veio à tona agora, é que o rompimento político entre Silas e a ex-prefeita ocorreu ainda na formação do seu secretariado, em meados do ano passado, quando ele assumiu o Executivo municipal com a saída de Marcos Cherem (PSD) do cargo. 

Na época, dois dos maiores aliados de Jussara foram preteridos para a atual administração: o ex-vice-prefeito Cassimiro da Silva (PR) e Iara Menicucci Nogueira, prima e braço direito contábil da ex-prefeita. Além deles, nomes importantes na campanha e outros que atuaram em algumas frentes durante o período que ocorreu o imbróglio judicial pela Prefeitura de Lavras, também foram deixados de fora

Inicialmente, Silas escalou nomes para a equipe de Governo. Nomes conhecidos e fortes da administração da ex-prefeita Jussara Menicucci, também do PSDB, sua apoiadora de campanha. Depois, alguns foram saindo por vontade própria ou mesmo exonerados.

Saída 
Com a saída de Silas Costa Pereira, o PSDB ficou com somente uma Prefeitura entre os 5 maiores municípios do Sul de Minas. O PT detêm os dois maiores colégios eleitorais da região, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Varginha, terceiro maior, é administrado pelo PTB; o PSDB tem o quarto, Passos e agora, o quinto maior, Lavras, ficou com o PMDB.

Eleições
A ida de Costa Pereira para o PMDB, criou um fator importante para as eleições municipais de 2016, já que ele sinaliza apresentar pré-candidatura no próximo ano. O Governo do Estado pode ter dois palanques eleitorais em Lavras. O governador Fernando Pimentel é do PT e o vice Antônio Andrade é do PMDB. Se o PT seguir pela linha de candidatura própria ou apoiar outro candidato, vai dividir o palanque estadual com Silas. 

Peso político
A partir de agora, Silas deixou o seu berço político de origem, além de muitas pessoas que se engajaram em sua campanha pela Prefeitura e que com o tempo já haviam seguido outros rumos. Encerrou um ciclo na história de Lavras. Encerrou acertos históricos que poderiam ainda se perpetuarem em diferentes formas e entre diferentes lideranças. Frustou um grande plano pela tomada de uma legenda por outro grupo. 

Agora, Silas terá pela frente a oportunidade de saber realmente qual é o seu peso político e o que o povo realmente pensa sobre o seu nome. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO FIRMADO ENTRE BRASIL E FRANÇA PODE CONSOLIDAR ITAJUBÁ COMO POLO MUNDIAL DE AVIAÇÃO

A cidade receberá investimento bilionário com geração de centenas de empregos na produção de helicópteros H145 Um investimento de R$ 1 bilhão promete transformar Itajubá em referência global na produção de helicópteros. O anúncio foi feito nesta quarta, 2 e formalizado por meio de uma carta de intenções assinada entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Comércio Exterior da França, Laurent Saint-Martin. Segundo o prefeito Rodrigo Riera, o aporte representa um marco histórico para o município: “O investimento de R$ 1 bilhão na Helibrás vai gerar mais emprego, renda e desenvolvimento na nossa cidade. A fábrica de Itajubá, que muito nos orgulha, será um dos principais polos mundiais de produção e exportação do helicóptero H145”. A Helibrás é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul, com mais de 850 aeronaves entregues no Brasil. O novo investimento tem foco na fabricação do modelo H145, helicóptero versátil e de alta performance, com previsão de produção de até 2...

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...

ATO DE DESAGRAVO EM SOLIDARIEDADE A SÉRGIO PERERÊ E AOS REINADOS NEGROS DE MINAS GERAIS REÚNE LÍDERES RELIGIOSOS

Cerimônia inter-religiosa que repudia conteúdo racista será realizada na terça-feira, 8/7, às 19h, na Igreja das Santas Pretas, no Muquifu, em Belo Horizonte; ato terá as presenças de Sérgio Pererê, Padre Mauro Luiz da Silva, Pai Ricardo de Moura e Rainha Belinha Na próxima terça-feira, 8/7, às 19h, a Igreja das Santas Pretas, no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas (Muquifu), será palco de um importante ato de desagravo em solidariedade a Sérgio Pererê e aos Reinados Negros de Minas Gerais. A cerimônia inter-religiosa visa expressar apoio ao artista mineiro e repúdio aos ataques que ele sofreu por parte de fundamentalistas religiosos em um vídeo nas redes sociais. O ato contará com as presenças de Sérgio Pererê, Padre Mauro Luiz da Silva (Capelania dos Reinados Negros da Arquidiocese de Belo Horizonte), Pai Ricardo de Moura (Casa Pai Jacob do Oriente) e Rainha Belinha (Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário). O vídeo em questão ataca Sérgio Pererê por uma apresentação no fes...