Reunião de representantes da UNIFAL-MG com o prefeito e outras autoridades de Paraguaçu
Uma equipe do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) esteve nas cidades de Carvalhópolis e Paraguaçu, ambas no Sul de Minas, a fim de estender parcerias com as prefeituras municipais.
O objetivo da reunião com as autoridades locais foi a possibilidade de estabelecer convênio, para que os estudantes do curso de Medicina possam utilizar as unidades de Estratégia de Saúde da Família dessas cidades, para as atividades teóricas e práticas.
Representando a universidade, as médicas docentes, Larissa de Souza Bueno e Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira, e a secretária Alzira Maria da Silva, conversaram com os prefeitos de Carvalhópolis, Gilson Ferreira de Moraes de Paraguaçu, Evandro Barbosa Bueno, sobre a proposta da parceria com a UNIFAL, cuja finalidade é beneficiar não apenas o curso, mas também os municípios da região.
De acordo com a professora Larissa Bueno, da disciplina de Medicina da Família e Comunidade, a proposta surgiu da necessidade de campos de estágio na área para os alunos da universidade, e como médica da unidade de Estratégia da Saúde da Família em Carvalhópolis desde 2013, identificou a possibilidade de parceria naquele município e também em Paraguaçu, onde há outras unidades disponíveis.
“Com essas parcerias, os alunos da UNIFAL-MG terão mais seis unidades de Atenção Primária para explorar no período da graduação. São cinco unidades na cidade de Paraguaçu e uma em Carvalhópolis. Isto é importante, pois os graduandos precisam conhecer diferentes localidades, seus costumes e culturas, para assim terem uma visão generalista da Medicina”, observou, adiantando que há estudos para que a parceria se estenda aos futuros residentes da universidade, bem como para outros cursos.
Atualmente, a disciplina de Medicina da Família e Comunidade conta com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em cinco unidades da Estratégia de Saúde da Família em Alfenas, orientados pelos médicos docentes Larissa de Souza Bueno, Luisa Patricia Fogarolli de Carvalho, Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira e Mirian Monteiro Castilho da Silveira; e pelos médicos técnicos, Cristiano de Almeida Correia e Allen Lopes Petrini.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria
com Ana Carolina Araújo - da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário