Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIFAL DEVEM ATUAR NOS MUNICÍPIOS DE PARAGUAÇU E CARVALHÓPOLIS

Reunião de representantes da UNIFAL-MG com o prefeito e outras autoridades de Paraguaçu

Uma equipe do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) esteve nas cidades de Carvalhópolis e Paraguaçu, ambas no Sul de Minas, a fim de estender parcerias com as prefeituras municipais.

O objetivo da reunião com as autoridades locais foi a possibilidade de estabelecer convênio, para que os estudantes do curso de Medicina possam utilizar as unidades de Estratégia de Saúde da Família dessas cidades, para as atividades teóricas e práticas.

Representando a universidade, as médicas docentes, Larissa de Souza Bueno e Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira, e a secretária Alzira Maria da Silva, conversaram com os prefeitos de Carvalhópolis, Gilson Ferreira de Moraes de Paraguaçu, Evandro Barbosa Bueno, sobre a proposta da parceria com a UNIFAL, cuja finalidade é beneficiar não apenas o curso, mas também os municípios da região.

De acordo com a professora Larissa Bueno, da disciplina de Medicina da Família e Comunidade, a proposta surgiu da necessidade de campos de estágio na área para os alunos da universidade, e como médica da unidade de Estratégia da Saúde da Família em Carvalhópolis desde 2013, identificou a possibilidade de parceria naquele município e também em Paraguaçu, onde há outras unidades disponíveis. 

“Com essas parcerias, os alunos da UNIFAL-MG terão mais seis unidades de Atenção Primária para explorar no período da graduação. São cinco unidades na cidade de Paraguaçu e uma em Carvalhópolis. Isto é importante, pois os graduandos precisam conhecer diferentes localidades, seus costumes e culturas, para assim terem uma visão generalista da Medicina”, observou, adiantando que há estudos para que a parceria se estenda aos futuros residentes da universidade, bem como para outros cursos.

Atualmente, a disciplina de Medicina da Família e Comunidade conta com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em cinco unidades da Estratégia de Saúde da Família em Alfenas, orientados pelos médicos docentes Larissa de Souza Bueno, Luisa Patricia Fogarolli de Carvalho, Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira e Mirian Monteiro Castilho da Silveira; e pelos médicos técnicos, Cristiano de Almeida Correia e Allen Lopes Petrini.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...