Pular para o conteúdo principal

BRICS: UFLA ESTÁ ENTRE AS 200 MELHORES


Na última quarta-feira, 2, foi publicado BRICS & Emerging Economies Rankings 2016 – da britânica Times Higher Education (THE) em parceria com a Elsevier, direcionado para os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de outros 43 países de economias emergentes e, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 200 melhores universidades, na posição 185. O Brasil participa do ranking com 14 instituições públicas e privadas.

No dia 30 de setembro de 2015, a UFLA passou a figurar, pela primeira vez na história da Instituição, entre o seleto grupo das melhores universidades do mundo segundo o ranking Times Higher Education (THE) 2015-2016, o mais destacado no mundo. 

A UFLA está entre as 17 universidades brasileiras na lista mundial, estando na posição 601-800.

O ranking Brics & Emerging Economies  aplica padrões rigorosos similares ao ranking global, utilizando os mesmos indicadores de desempenho do World University Rankings, examinando os pontos fortes de cada universidade no que tange ao ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. 

Nesse ranking específico, a metodologia foi cuidadosamente adaptada para refletir melhor as características e as prioridades de desenvolvimento das universidades em economias em desenvolvimento.

Em mensagem encaminhada à UFLA, o editor do THE World University Rankings, Phil Baty destacou: “A inclusão da Universidade Federal de Lavras no Brics & Emerging Economies rankings 2016 é uma conquista significativa, já que nós classificamos apenas as melhores universidades de 48 países emergentes. 

Das instituições avaliadas, apenas 35 países compõe a lista final ‘top 200’”.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a inserção nesse seleto grupo é um orgulho que deve ser compartilhado e celebrado. 

“É certamente o resultado de muito trabalho de toda a comunidade acadêmica, além de sinalizar que estamos no caminho certo para alcançar posições ainda de mais destaque, nas próximas décadas. Estar neste ranking não é um objetivo em si, mas o reconhecimento público de que estamos seguindo a critérios e métricas estipuladas pela academia internacional”, considerou, reforçando: “Temos muito orgulho de fazer parte de um time que faz da UFLA uma instituição cada vez mais qualificada e reconhecida”.

Na UFLA, o pilar mais bem conceituado continua sendo o de Ensino, na 77ª posição, seguido da pesquisa, na 89ª posição. Embora tenha um número significativo de publicações científicas, o ponto que ainda deve ser mais trabalhado se refere ao número de citações internacionais. Outro desafio da Instituição é ampliar a presença de professores e estudantes estrangeiros no câmpus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/