Pular para o conteúdo principal

FÁBIO CHEREM PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO NOVO REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - PMDB/MG), Ulysses Gomes (1º - secretário da ALMG - PT/MG), Fábio Cherem (deputado estadual PSD/MG), Cristiano Felix dos Santos Silva (diretor-geral da ALMG), Carlos Navarro (secretário-geral da Mesa da ALMG)

Foi lançado, no último dia 10, o novo Regimento Interno (RI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que passa a vigorar a partir de fevereiro de 2016. 

“O novo texto moderniza o processo legislativo e vai ser útil à sociedade, possibilitando a elaboração de normas com mais simplicidade e agilidade”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Destacando que o novo Regimento é fruto da dedicação de servidores e deputados nos últimos oito anos, Adalclever Lopes elogiou o empenho de toda a equipe envolvida na elaboração do texto, que tramitou na ALMG por meio do Projeto de Resolução (PRE) 6/15, aprovado pelo Plenário em novembro. 

O presidente citou especialmente o papel importante do 1º-vice-presidente, deputado Hely Tarqüínio (PV), relator do projeto, e ainda dos servidores da ALMG Carlos Navarro, secretário-geral da Mesa e coordenador do trabalho, e Eduardo Moreira, diretor de Processo Legislativo.

Durante a reunião de lançamento, que contou com a presença de deputados, diretores, gerentes e servidores de várias áreas da ALMG, o 1º-vice-presidente da ALMG lembrou que o novo Regimento começou a ser estudado em 2007, trabalho este que foi retomado no início desta 18ª legislatura. 

Por meio da Portarias 6/15 e 66/15, foram designados 14 servidores para finalizar o trabalho e apresentar um novo projeto, sob a coordenação do secretário-geral da Mesa.As novas regras aprovadas constam da Resolução 5.511/15, promulgada no último dia 1° e publicada no Diário do Legislativo de 2/12/15. Ela altera a Resolução 5.176/97, que contém o Regimento Interno da Casa. 

O RI regulamenta o funcionamento político e administrativo da ALMG. Define as normas referentes a temas como sessões legislativas, posse de deputados, eleição da Mesa, conduta dos deputados, reuniões de Plenário, trabalhos das comissões, tramitação de projetos, eventos institucionais, entre outros.“Foi um trabalho que tornou contemporâneo o Regimento da Assembleia de Minas e que serve de exemplo para outras Assembleias”, concluiu o deputado. 

Compuseram a mesa da reunião de lançamento ainda os deputados Lafayette de Andrada (PSDB), 2º-vice-presidente da ALMG; Ulysses Gomes (PT), 1º-secretário; Durval Ângelo (PT) e Fábio Cherem (PSD), respectivamente líder e vice-líder do Governo. E ainda o diretor-geral da ALMG, Cristiano Félix dos Santos Silva, e o secretário-geral da Mesa, Carlos Navarro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.