Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS: PRIMEIROS NÚMEROS DE SUSPEITA DE DENGUE PREOCUPAM

Já são 73 o número de casos notificados como suspeitos desta doença. Desse total, por enquanto, apenas um foi confirmado como positivo, mas se trata de um caso de dengue dengue hemorrágica

Rio Itapecerica, que corta a mancha urbana de Divinópolis

De acordo com o último boletim de monitoramento da dengue na cidade, emitido pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, no Centro-Oeste, já são 73 o número de casos notificados como suspeitos desta doença. 

Desse total, por enquanto, apenas um foi confirmado como positivo, mas se trata de um caso de dengue com sinais de alarme, ou seja, mais grave que a convencional.

Se por um lado a saúde do município comemora uma redução e 52% nos casos de dengue em 2015 em comparação ao exercício anterior, por outro os primeiros registros de casos suspeitos são vistos com certa preocupação. Isto porque, se considerar o mesmo período, foram 34 casos notificados como suspeitos em 2014 e 06 em 2015.

Para evitar o avanço, uma força tarefa - composta por agentes de endemias e agentes comunitários de saúde - foi formada há 15 dias e realiza uma intensa vistoria e eliminação de focos nos imóveis da cidade. Os primeiros dados desta operação são preocupantes.

Nas visitas realizadas até o momento, cerca de 15 mil, é verificado uma média de índice de infestação do mosquito em torno de 4,6%, ou seja, para cada 100 imóveis visitados estão sendo encontrados focos em quase 05 deles.

“Este índice indica que, se atitudes não forem tomadas com urgência, Divinópolis poderá passar por uma grande epidemia de dengue este ano. Lembrando que devemos considerar a possibilidade da entrada do vírus da chikungunya e da zika que também tem o Aedes aegypti como o mosquito transmissor”, alerta a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires.

As chuvas desses últimos dias reforçam a preocupação das autoridades sanitárias da cidade quando ao surgimento de novos casos de dengue. 

A operação desencadeada pela Semusa será realizada durante 60 dias e a previsão inicial é vistoriar 113 mil imóveis por duas vezes para eliminar focos do Aedes aegypti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...