Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS: PRIMEIROS NÚMEROS DE SUSPEITA DE DENGUE PREOCUPAM

Já são 73 o número de casos notificados como suspeitos desta doença. Desse total, por enquanto, apenas um foi confirmado como positivo, mas se trata de um caso de dengue dengue hemorrágica

Rio Itapecerica, que corta a mancha urbana de Divinópolis

De acordo com o último boletim de monitoramento da dengue na cidade, emitido pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, no Centro-Oeste, já são 73 o número de casos notificados como suspeitos desta doença. 

Desse total, por enquanto, apenas um foi confirmado como positivo, mas se trata de um caso de dengue com sinais de alarme, ou seja, mais grave que a convencional.

Se por um lado a saúde do município comemora uma redução e 52% nos casos de dengue em 2015 em comparação ao exercício anterior, por outro os primeiros registros de casos suspeitos são vistos com certa preocupação. Isto porque, se considerar o mesmo período, foram 34 casos notificados como suspeitos em 2014 e 06 em 2015.

Para evitar o avanço, uma força tarefa - composta por agentes de endemias e agentes comunitários de saúde - foi formada há 15 dias e realiza uma intensa vistoria e eliminação de focos nos imóveis da cidade. Os primeiros dados desta operação são preocupantes.

Nas visitas realizadas até o momento, cerca de 15 mil, é verificado uma média de índice de infestação do mosquito em torno de 4,6%, ou seja, para cada 100 imóveis visitados estão sendo encontrados focos em quase 05 deles.

“Este índice indica que, se atitudes não forem tomadas com urgência, Divinópolis poderá passar por uma grande epidemia de dengue este ano. Lembrando que devemos considerar a possibilidade da entrada do vírus da chikungunya e da zika que também tem o Aedes aegypti como o mosquito transmissor”, alerta a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires.

As chuvas desses últimos dias reforçam a preocupação das autoridades sanitárias da cidade quando ao surgimento de novos casos de dengue. 

A operação desencadeada pela Semusa será realizada durante 60 dias e a previsão inicial é vistoriar 113 mil imóveis por duas vezes para eliminar focos do Aedes aegypti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho