Pular para o conteúdo principal

CAMPUS VARGINHA DA UNIFAL RECEBE EXPOSIÇÃO "NO LONGE DOS GERAES" DO ILUSTRADOR NELSON CRUZ

Obras retratam os caminhos de Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”


Desde a última quinta-feira, 18, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), recebe a exposição “No Longe dos Gerais” do ilustrador mineiro Nelson Cruz. 

As obras, que retratam os caminhos percorridos por Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”, podem ser vistas até o dia 3 de março, de 9h às 20h, no Hall do Prédio “D” no campus da UNIFAL-MG em Varginha, no Sul de Minas. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos.

As ilustrações constam do livro “No Longe dos Gerais” lançado por Nelson Cruz em 2004. Para transpor suas percepções em texto e imagem, o ilustrador mineiro percorreu o mesmo trajeto de Guimarães Rosa. 

As reproduções foram desenvolvidas pela Universidade Federal de São João del-Rei para a programação do 19º Inverno Cultural de UFSJ, marcando os cinquenta anos de publicação de “Grande Sertão: veredas”.

A  exposição “No Longe dos Gerais” integra o projeto “Corredor Cultural” da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex Sudeste). 

A iniciativa reúne 17 instituições de ensino públicas da região sudeste e propõe uma ampla circulação de exposições e mostras, peças teatrais, oficinas, debates e shows musicais.

De acordo com Ivanei Salgado, coordenador de cultura da UNIFAL-MG, o projeto Corredor Cultural mostra a importância da articulação entre as instituições de ensino públicas para promoção da cultura no país. 

“Esse projeto piloto propõe a circulação de produtos culturais universitários em diversas cidades da região sudeste. Portanto, em 2016, outras atividades serão realizadas nos campi da UNIFAL-MG em Varginha, Alfenas e Poços de Caldas”, ressalta.

Segundo o coordenador de cultura da UNIFAL que também é o diretor de produção do Corredor Cultural do Forproex Sudeste, as primeiras bases da criação do projeto foram lançadas durante a criação do consórcio de universidades mineiras em 2010. 

No entanto, como a proposta da “Superuniversidade” não foi implementada, as articulações para criação do projeto foram retomadas em 2013 durante o seminário Mais Cultura nas Universidades, realizado pelo Ministério da Cultura em Salvador, na Bahia pelo Forproex. 

“O assunto foi colocado em pauta em uma conversa informal entre representantes de algumas instituições mineiras. Depois de algum tempo, entrou na pauta do Forproex”, explica Ivanei Salgado.

No ano passado, a UNIFAL-MG recebeu as exposições “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos pelo Corredor Cultural, disponibilizadas, respectivamente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).  

As exposições integraram a programação do FAISCA (Festival de Artes e Interações Socioculturais). Em Varginha, a exposição “No Longe dos Gerais” é organizada pelo projeto de extensão “Cultura UNIFAL, Campus Varginha”, coordenado por Eduardo Vieira.

Informações sobre visitação podem ser obtidas pelo telefone (35) 3219-8631 ou pelo e-mail: eduardo.viera@unifal-mg.edu.br .
por Ivanei Salgado - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.