Pular para o conteúdo principal

CAMPUS VARGINHA DA UNIFAL RECEBE EXPOSIÇÃO "NO LONGE DOS GERAES" DO ILUSTRADOR NELSON CRUZ

Obras retratam os caminhos de Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”


Desde a última quinta-feira, 18, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), recebe a exposição “No Longe dos Gerais” do ilustrador mineiro Nelson Cruz. 

As obras, que retratam os caminhos percorridos por Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”, podem ser vistas até o dia 3 de março, de 9h às 20h, no Hall do Prédio “D” no campus da UNIFAL-MG em Varginha, no Sul de Minas. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos.

As ilustrações constam do livro “No Longe dos Gerais” lançado por Nelson Cruz em 2004. Para transpor suas percepções em texto e imagem, o ilustrador mineiro percorreu o mesmo trajeto de Guimarães Rosa. 

As reproduções foram desenvolvidas pela Universidade Federal de São João del-Rei para a programação do 19º Inverno Cultural de UFSJ, marcando os cinquenta anos de publicação de “Grande Sertão: veredas”.

A  exposição “No Longe dos Gerais” integra o projeto “Corredor Cultural” da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex Sudeste). 

A iniciativa reúne 17 instituições de ensino públicas da região sudeste e propõe uma ampla circulação de exposições e mostras, peças teatrais, oficinas, debates e shows musicais.

De acordo com Ivanei Salgado, coordenador de cultura da UNIFAL-MG, o projeto Corredor Cultural mostra a importância da articulação entre as instituições de ensino públicas para promoção da cultura no país. 

“Esse projeto piloto propõe a circulação de produtos culturais universitários em diversas cidades da região sudeste. Portanto, em 2016, outras atividades serão realizadas nos campi da UNIFAL-MG em Varginha, Alfenas e Poços de Caldas”, ressalta.

Segundo o coordenador de cultura da UNIFAL que também é o diretor de produção do Corredor Cultural do Forproex Sudeste, as primeiras bases da criação do projeto foram lançadas durante a criação do consórcio de universidades mineiras em 2010. 

No entanto, como a proposta da “Superuniversidade” não foi implementada, as articulações para criação do projeto foram retomadas em 2013 durante o seminário Mais Cultura nas Universidades, realizado pelo Ministério da Cultura em Salvador, na Bahia pelo Forproex. 

“O assunto foi colocado em pauta em uma conversa informal entre representantes de algumas instituições mineiras. Depois de algum tempo, entrou na pauta do Forproex”, explica Ivanei Salgado.

No ano passado, a UNIFAL-MG recebeu as exposições “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos pelo Corredor Cultural, disponibilizadas, respectivamente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).  

As exposições integraram a programação do FAISCA (Festival de Artes e Interações Socioculturais). Em Varginha, a exposição “No Longe dos Gerais” é organizada pelo projeto de extensão “Cultura UNIFAL, Campus Varginha”, coordenado por Eduardo Vieira.

Informações sobre visitação podem ser obtidas pelo telefone (35) 3219-8631 ou pelo e-mail: eduardo.viera@unifal-mg.edu.br .
por Ivanei Salgado - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho