Pular para o conteúdo principal

VIA 040 SINALIZA DISPOSITIVOS QUE SERÃO DUPLICADOS EM CONGONHAS


O prefeito de Congonhas, na região Central do Estado, Zelinho Cordeiro (PSDB) esteve, na última quarta-feira, 3, com o gerente de Relações Institucionais da Via 040, empresa que administra a BR-040, no início da instalação das placas de localização das obras de duplicação de pontes e viadutos no trecho de Congonhas. 

A antecipação destas melhorias, que fazem parte da requalificação total da via, havia sido anunciada pela concessionária em agosto de 2015. Esta ação se deve às negociações do município com a empresa, que conseguiu autorização especial do Ibama para executá-la. 

Os serviços terão início assim que o processo de contratação de pessoal, que está em fase final, for concluído.

O primeiro passo será a duplicação de todas as pontes e viadutos da região. Também será construído o trevo da entrada norte. 

As intervenções vão trazer mais segurança aos usuários da via e fluidez do trânsito. Também estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista, que serão iniciadas após a liberação das devidas licenças, cujos processos estão sendo conduzidos pela EPL junto ao IBAMA.

clique na imagem para ampliar

Dispositivos que serão duplicados na BR-040 em Congonhas
Trevo de acesso Norte – extensão (m) 81,73m, km608
Viaduto Telésforo Cândido de Rezende – extensão 81,73m, km 610
Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido RJ) – extensão 42,18m, km 611
Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido BH) – extensão 43,14m, km 612
Ponte sobre o rio Maranhão (pista Norte) – extensão 52,68m, km 615
Viaduto sobre a ferrovia – extensão 81,73, km 616

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.