Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UEMG VISITA CAMPUS DE PASSOS

Reitor dá boas-vindas aos calouros de medicina na UEMG Passos

O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior, esteve no Campus de Passos, no Sul de Minas, na última semana, nos dias 17 e 18, quando tratou de assuntos pertinentes ao curso de medicina da UEMG, dentre outras demandas da Unidade. 

A agenda externa teve 2 compromissos, sendo um deles com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e a outra com a Prefeitura Municipal.

No dia 17, o reitor se reuniu com o provedor da Santa Casa, médico Vivaldo Soares Neto, que estava acompanhado de parte do corpo clínico e do setor jurídico do hospital. 

 Também participaram do encontro a diretora acadêmica da Unidade, Tania Maria Delfraro Carmo; o diretor administrativo Luiz Camilo Silveira Teodoro; a vice-diretora acadêmica Marisa da Silva Lemos; a coordenadora do curso de Medicina, médica Maria Paula Moraes Vasconcelos; o coordenador geral do Núcleo de Ciências da Saúde, José de Paula Silva; e a coordenadora de pós-graduação da Unidade Passos e docente do curso de Medicina, Maria Ambrosina Cardoso Maia.

Foram apresentadas as necessidades de adequação de infraestrutura e atendimento na Santa Casa para comportar o internato dos estudantes. As conversas ocorreram observando o estatuto do hospital para que docentes e discentes possam ser integrados ao cotidiano da instituição.

Para o reitor, essas reuniões são de extrema relevância para que todos caminhem juntos para o sucesso do curso. 

“O curso de medicina está dentro de um projeto maior do governo, por isso, acredito que todos os investimentos necessários para atender as demandas deverão ser empregados, a exemplo dos recentes investimentos em insumos e laboratórios, com a quantia que supera 1 milhão de reais”.

Marcelo Soares de Oliveira, representando a diretoria administrativa da Santa Casa, fez algumas pontuações para o alinhamento da parceria com a universidade. 

O reitor ressaltou que o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Pereira, devido à experiência anterior na administração em órgãos da Saúde, terá participação importante nos trâmites entre a SCMP e a UEMG. 

“No momento é importante conhecermos as ofertas e demandas que envolvem o convênio de parceria entre a Santa Casa e a UEMG, para então focarmos nos resultados positivos”, afirmou.

Ainda no dia 17, o reitor e os diretores da UEMG Passos participaram de reunião com o prefeito de Passos Ataíde Vilela (PSDB), para fortalecer os laços da universidade com o município. 

Além dos cursos do Núcleo de Saúde, diversos outros cursos das áreas de Humanas, Engenharias e Licenciaturas têm na administração municipal oportunidades de campos de estágio e prática profissional.

No encontro com a UEMG, o prefeito de Passos esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Angelita Dias Borges Orsolini, e do assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Dickson Helinton de Castro. 

Na oportunidade, a diretora da Unidade Passos, Tânia Delfraro, formalizou um pedido para a Prefeitura instalar sinalização de trânsito no novo campus do Bairro Eldorado, devido ao aumento do número de veículos com a transferência de alunos para o novo local.

Já na manhã dia 18, o reitor fez questão de conhecer e cumprimentar os estudantes do primeiro curso de medicina da universidade. O reitor apresentou aos calouros, provenientes de diversas regiões de Minas e do Brasil, a evolução da Universidade, desde sua criação em 1989, até os dias atuais, bem como a dimensão que a UEMG alcançou no estado e no país.

O reitor explicou como são desenvolvidos os trabalhos dentro de uma Universidade multicampi e, ressaltou que a UEMG é um amplo espaço para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento regional ao promover relevantes trabalhos para a sociedade.

Dijon desejou boas vindas a todos, parabenizou pela conquista no processo seletivo para ingresso no curso, que foi um dos mais concorridos do país e ainda esclareceu várias dúvidas provenientes dos estudantes.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.