![]() |
Reitor dá boas-vindas aos calouros de medicina na UEMG Passos |
O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior, esteve no Campus de Passos, no Sul de Minas, na última semana, nos dias 17 e 18, quando tratou de assuntos pertinentes ao curso de medicina da UEMG, dentre outras demandas da Unidade.
A agenda externa teve 2 compromissos, sendo um deles com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e a outra com a Prefeitura Municipal.
No dia 17, o reitor se reuniu com o provedor da Santa Casa, médico Vivaldo Soares Neto, que estava acompanhado de parte do corpo clínico e do setor jurídico do hospital.
Também participaram do encontro a diretora acadêmica da Unidade, Tania Maria Delfraro Carmo; o diretor administrativo Luiz Camilo Silveira Teodoro; a vice-diretora acadêmica Marisa da Silva Lemos; a coordenadora do curso de Medicina, médica Maria Paula Moraes Vasconcelos; o coordenador geral do Núcleo de Ciências da Saúde, José de Paula Silva; e a coordenadora de pós-graduação da Unidade Passos e docente do curso de Medicina, Maria Ambrosina Cardoso Maia.
Foram apresentadas as necessidades de adequação de infraestrutura e atendimento na Santa Casa para comportar o internato dos estudantes. As conversas ocorreram observando o estatuto do hospital para que docentes e discentes possam ser integrados ao cotidiano da instituição.
Para o reitor, essas reuniões são de extrema relevância para que todos caminhem juntos para o sucesso do curso.
“O curso de medicina está dentro de um projeto maior do governo, por isso, acredito que todos os investimentos necessários para atender as demandas deverão ser empregados, a exemplo dos recentes investimentos em insumos e laboratórios, com a quantia que supera 1 milhão de reais”.
Marcelo Soares de Oliveira, representando a diretoria administrativa da Santa Casa, fez algumas pontuações para o alinhamento da parceria com a universidade.
O reitor ressaltou que o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Pereira, devido à experiência anterior na administração em órgãos da Saúde, terá participação importante nos trâmites entre a SCMP e a UEMG.
“No momento é importante conhecermos as ofertas e demandas que envolvem o convênio de parceria entre a Santa Casa e a UEMG, para então focarmos nos resultados positivos”, afirmou.
Ainda no dia 17, o reitor e os diretores da UEMG Passos participaram de reunião com o prefeito de Passos Ataíde Vilela (PSDB), para fortalecer os laços da universidade com o município.
Além dos cursos do Núcleo de Saúde, diversos outros cursos das áreas de Humanas, Engenharias e Licenciaturas têm na administração municipal oportunidades de campos de estágio e prática profissional.
No encontro com a UEMG, o prefeito de Passos esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Angelita Dias Borges Orsolini, e do assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Dickson Helinton de Castro.
Na oportunidade, a diretora da Unidade Passos, Tânia Delfraro, formalizou um pedido para a Prefeitura instalar sinalização de trânsito no novo campus do Bairro Eldorado, devido ao aumento do número de veículos com a transferência de alunos para o novo local.
Já na manhã dia 18, o reitor fez questão de conhecer e cumprimentar os estudantes do primeiro curso de medicina da universidade. O reitor apresentou aos calouros, provenientes de diversas regiões de Minas e do Brasil, a evolução da Universidade, desde sua criação em 1989, até os dias atuais, bem como a dimensão que a UEMG alcançou no estado e no país.
O reitor explicou como são desenvolvidos os trabalhos dentro de uma Universidade multicampi e, ressaltou que a UEMG é um amplo espaço para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento regional ao promover relevantes trabalhos para a sociedade.
Dijon desejou boas vindas a todos, parabenizou pela conquista no processo seletivo para ingresso no curso, que foi um dos mais concorridos do país e ainda esclareceu várias dúvidas provenientes dos estudantes.
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário