Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO ABORDARÁ SITUAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa vai discutir questões como apoio público aos proprietários obrigados a se cadastrar

Reitor José Roberto Scolforo é um dos convidados

A situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais será tema de audiência pública nesta quarta-feira, 30. 

O encontro será realizado pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 15 horas, no Auditório. 

Os autores do requerimento que deu origem à reunião foram os deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS).

Na audiência, devem ser discutidos os sistemas de informática necessários ao cadastramento, o apoio público aos produtores rurais obrigados à inscrição e as estratégias para promoção da inscrição dos imóveis rurais do Estado no prazo legal estabelecido. 

Durante a audiência pública, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, que é um dos convidados para o evento, falará sobre a situação do CAR. 

A UFLA está envolvida com o Cadastro Ambiental Rural desde a implementação. A sua plataforma foi desenvolvida, a convite do Ministério do Meio Ambiente (MMA), pela equipe Laboratório de Estudos de Manejo Florestal (LEMAF) do Departamento de Ciências Florestais (DCF) da universidade.

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais.

O cadastro forma uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. Além disso, propicia o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.


clique na imagem para ampliar

"Precisamos criar mecanismos para informar e conscientizar o produtor da necessidade de ele fazer o cadastro ambiental rural e dos prazos estabelecidos. Nem todos têm acesso à internet, mas o produtor precisa saber que ele pode fazer isso nos sindicatos, na Emater de sua cidade e em outros locais”, destaca o deputado Antônio Arantes.

Além do reitor José Roberto Scolforo, foram convidados para o encontro o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho (PMDB); o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins de Lima Mariano; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz (PMDB) e o diretor de Fomento e Inclusão do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Portella Sturm.

Também foram convidados o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva; e o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Centro Oeste de Minas, Carlos Henrique Rezende Lacerda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...