Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR RECEBE REPRESENTANTES DA FRENTE BRASIL POPULAR DE MINAS GERAIS

Com as portas do Palácio da Liberdade abertas, cerca de duas mil pessoas que seguiram pela Marcha pela Democracia foram recebidas pelo governo do Estado

Cerca de duas mil pessoas de diversos movimentos sociais que seguiam pela Marcha pela Democracia, de Ouro Preto à Belo Horizonte, foram acolhidas pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade, na tarde desta terça-feira, 26. 

Eles apresentaram diversas demandas populares ao governador, que recebeu uma comissão de integrantes dos grupos sociais.

"O governo de Minas Gerais abriu as portas do Palácio da Liberdade para os movimentos sociais. Fizemos uma reunião com seus representantes para ouvir as demandas e reforçar um canal de diálogo permanente com os movimentos”, afirmou Pimentel.

Entre as principais demandas apresentadas pela Frente Brasil Popular de Minas Gerais, composta por diversos movimentos sociais, sindicais e de classe, estão a defesa da democracia e a participação popular na administração pública.

O governador colocou na mesa a proposta de criação de uma comissão permanente de diálogo entre o governo do Estado e a sociedade. 

Uma das principais ações da atual gestão estadual é exatamente a criação dos fóruns regionais de governo, que já ouviu as demandas da população em todas as regiões do estado – e que, na etapa atual, começa a dar respostas à sociedade.

“A governabilidade se constrói na participação popular. E é isso que nós viemos aqui legitimamente discutir. Abrir o Palácio da Liberdade para trabalhadores sem-terra e receber diversas organizações foi uma sinalização importante. Os movimentos também deram a sinalização de que continuarão a sua luta independentemente da agenda do governo, mas que é muito importante que o governo se some a essa tarefa da defesa da democracia”, disse, em entrevista à imprensa, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e presidente da Central Única dos Trabalhadores/Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira.

Marcha
A Marcha pela Democracia saiu de Ouro Preto no dia 21 de abril, com destino a Belo Horizonte, quando foram recebidos no Palácio da Liberdade. 

“Começamos uma marcha da Frente Brasil Popular com o objetivo de defender a democracia brasileira e o Estado Democrático atual, e apresentar as pautas populares ao governo do Estado. Esse objetivo foi concluído com a chegada aqui no Palácio da Liberdade, com o acolhimento da marcha”, afirmou Joceli Andreoli, coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...