Pular para o conteúdo principal

ATLETAS QUE TREINARAM NA UFJF CONQUISTAM 15 MEDALHAS NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016


Wang Zhen e Cai Zelin, durante treino na Via São Pedro, conquistaram ouro e prata na marcha atlética de 20 km no Rio 
Mais de 10% dos 141 pódios no atletismo tiveram a presença de atletas que fizeram a preparação final para os Jogos Olímpicos Rio 2016 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na BR-440 (Via São Pedro).

Ao todo, foram conquistadas 15 medalhas por 16 atletas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e seis de bronze. A UFJF foi pé quente em dez provas: marcha atlética de 20 e de 50 quilômetros, salto triplo, corridas de 100 e 200 metros, revezamento 4 x 100 metros, decatlo, heptatlo, salto em altura e lançamento de martelo.

Os países que mais subiram ao pódio foram Canadá e China, cada um com seis medalhas. Os chineses obtiveram mais ouro, e quatro delegações, no entanto, não conquistaram láureas no atletismo: Egito, Estônia, Países Baixos e Polônia.

Para o Canadá, o resultado nesta edição dos Jogos foi além da meta de duas e três medalhas, conforme havia estimado o chefe da delegação, Peter Eriksson. Um dos destaques da equipe foi o velocista Andre de Grasse, que conseguiu duas medalhas em provas individuais e auxiliou na obtenção do bronze no revezamento. 

Favorito ao pódio e dono de uma coleção de ouro no decatlo, o americano Ashton Eaton confirmou sua performance na modalidade, tornou-se bicampeão e alcançou o recorde olímpico na categoria, igualando-se à marca de 8.893 pontos, obtida pelo checo Roman Sebrle em 2004.
quadro_medalhas-1
Total de medalhas

quadro_medalhas-2
Quantidade de medalhas obtida pelos países
Relação de medalhistas

Ouro
– Canadá: salto em altura, com Derek Drouin (2,38 metros)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros, com Wang Zhen (1h19min14) e Liu Hong (1h28min35)
– Eslováquia: marcha atlética de 50 quilômetros, com Matej Tóth (3h40min58)
– Estados Unidos: decatlo, com Ashton Eaton (8.893 pontos)

Prata
– Canadá: 200 metros rasos, com Andre de Grasse (20s02)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros, com Cai Zelin (1h19min26) e lançamento de martelo, com Zhang Wenxiu (76,75 metros)
– Qatar: salto em altura, com Mutaz Barshim (2,36 metros)

Bronze
– Canadá: heptatlo, com Brianne Theisen-Eaton (6.653 pontos); 100 metros rasos, com Andre de Grasse (9s91); revezamento 4 x 100 metros (37s64) e decatlo, com Damian Warner
– China: salto triplo, com Dong Bin (17,58 metros) e marcha atlética 20 quilômetros feminino, com Lü Xiuzhi (1h28min42)

Quadro geral de medalhas
Se a UFJF fosse um país com esses atletas, ficaria na 17ª posição no quadro geral de medalhas, classificado pela quantidade de ouros.

A instituição ficaria somente atrás dos Estados Unidos, da China e dos Países Baixos. O mais próximo seria o Canadá, na 20ª posição.
quadro_medalhas-3
Quadro de medalhas: atletas e países
Equipes
Desde o dia 22 de julho, a UFJF recebeu 143 atletas e 128 profissionais da comissão técnica de nove países e três esportes:

Atletismo: Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Países Baixos (maratonista fez um treino), Polônia e Qatar
Levantamento de peso: Eslováquia
Vôlei: Egito (seleção masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.