Pular para o conteúdo principal

ATLETAS QUE TREINARAM NA UFJF CONQUISTAM 15 MEDALHAS NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016


Wang Zhen e Cai Zelin, durante treino na Via São Pedro, conquistaram ouro e prata na marcha atlética de 20 km no Rio 
Mais de 10% dos 141 pódios no atletismo tiveram a presença de atletas que fizeram a preparação final para os Jogos Olímpicos Rio 2016 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na BR-440 (Via São Pedro).

Ao todo, foram conquistadas 15 medalhas por 16 atletas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e seis de bronze. A UFJF foi pé quente em dez provas: marcha atlética de 20 e de 50 quilômetros, salto triplo, corridas de 100 e 200 metros, revezamento 4 x 100 metros, decatlo, heptatlo, salto em altura e lançamento de martelo.

Os países que mais subiram ao pódio foram Canadá e China, cada um com seis medalhas. Os chineses obtiveram mais ouro, e quatro delegações, no entanto, não conquistaram láureas no atletismo: Egito, Estônia, Países Baixos e Polônia.

Para o Canadá, o resultado nesta edição dos Jogos foi além da meta de duas e três medalhas, conforme havia estimado o chefe da delegação, Peter Eriksson. Um dos destaques da equipe foi o velocista Andre de Grasse, que conseguiu duas medalhas em provas individuais e auxiliou na obtenção do bronze no revezamento. 

Favorito ao pódio e dono de uma coleção de ouro no decatlo, o americano Ashton Eaton confirmou sua performance na modalidade, tornou-se bicampeão e alcançou o recorde olímpico na categoria, igualando-se à marca de 8.893 pontos, obtida pelo checo Roman Sebrle em 2004.
quadro_medalhas-1
Total de medalhas

quadro_medalhas-2
Quantidade de medalhas obtida pelos países
Relação de medalhistas

Ouro
– Canadá: salto em altura, com Derek Drouin (2,38 metros)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros, com Wang Zhen (1h19min14) e Liu Hong (1h28min35)
– Eslováquia: marcha atlética de 50 quilômetros, com Matej Tóth (3h40min58)
– Estados Unidos: decatlo, com Ashton Eaton (8.893 pontos)

Prata
– Canadá: 200 metros rasos, com Andre de Grasse (20s02)
– China: marcha atlética de 20 quilômetros, com Cai Zelin (1h19min26) e lançamento de martelo, com Zhang Wenxiu (76,75 metros)
– Qatar: salto em altura, com Mutaz Barshim (2,36 metros)

Bronze
– Canadá: heptatlo, com Brianne Theisen-Eaton (6.653 pontos); 100 metros rasos, com Andre de Grasse (9s91); revezamento 4 x 100 metros (37s64) e decatlo, com Damian Warner
– China: salto triplo, com Dong Bin (17,58 metros) e marcha atlética 20 quilômetros feminino, com Lü Xiuzhi (1h28min42)

Quadro geral de medalhas
Se a UFJF fosse um país com esses atletas, ficaria na 17ª posição no quadro geral de medalhas, classificado pela quantidade de ouros.

A instituição ficaria somente atrás dos Estados Unidos, da China e dos Países Baixos. O mais próximo seria o Canadá, na 20ª posição.
quadro_medalhas-3
Quadro de medalhas: atletas e países
Equipes
Desde o dia 22 de julho, a UFJF recebeu 143 atletas e 128 profissionais da comissão técnica de nove países e três esportes:

Atletismo: Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Países Baixos (maratonista fez um treino), Polônia e Qatar
Levantamento de peso: Eslováquia
Vôlei: Egito (seleção masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/