Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO: MISSÃO DO INDI ESTREITA RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE MINAS GERAIS E CHINA

Encontros realizados em nove cidades chinesas encaminharam acordos nas áreas de energia, mineração, alimentos e esportes

Missão feita pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) à China, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), teve como resultado importantes avanços nas relações comercial e institucional entre o estado e aquele país. Foram feitas tratativas nas áreas da mineração, alimentos, infraestrutura, esportes, entre outras.

Durante 12 dias (7 a 18 de novembro) a comitiva passou pelas cidades de Beijing, Tianjin, Fuzhou, Shanghai, Hangzhou, Nanjing, Changzhou, Suzhou e Hong Kong, contemplando reuniões com grandes importadores de alimentos e empresas interessadas em investir no Brasil.

Do lado do comércio exterior, a missão atingiu os resultados pretendidos ao assegurar canais de entrada para produtos mineiros no mercado chinês, um dos mais dinâmicos da atualidade. Os destaques ficam para as negociações envolvendo a exportação de alimentos transformados e de serviços técnicos do futebol.

Do lado da atração de investimentos, a prospecção de empresas fabricantes de produtos não existentes em Minas Gerais, como fornecedores de equipamentos para a cadeia da energia solar, implicará a diversificação da estrutura industrial do estado, aumentando a competitividade da indústria mineira face a outras regiões.

Inovação em mineração 
Atenta ao desenvolvimento sustentável, a comitiva do Indi encontrou-se com representantes da China Association of Circular Economy (CACE), em Beijing, para conhecer soluções de reaproveitamento de rejeitos de mineração.

Várias iniciativas têm sido conduzidas com sucesso na China, onde 25% dos rejeitos são transformados em materiais de construção, composição de asfaltos e peças de arte. Nos próximos meses, o Indi recepcionará representantes da associação, que virão a Minas Gerais compartilhar sua experiência.

Exportação de alimentos
Em encontros com dois grandes importadores de alimentos, o Indi assegurou um canal de entrada para alimentos e bebidas mineiros. Os representantes das empresas alimentícias manifestaram interesse em importar derivados lácteos, carnes e café mineiros nos próximos meses.

Com apoio do Exportaminas, programa estadual de promoção às exportações sob gestão do Indi, produtores mineiros que atenderem às especificações informadas pelos importadores chineses serão convidados a participar das próximas ações.

E-commerce
A comitiva do Indi assegurou uma porta de entrada para o mercado chinês via e-commerce, canal responsável por cerca de 30% de todo o varejo no país e avaliado em US$ 911 bilhões em 2016.

Em reunião com a principal plataforma de e-commerce da China, o Indi discutiu a inclusão de produtos mineiros de alto valor agregado, como moda e joias, além de alimentos diferenciados, para atender à crescente curiosidade e refinamento do consumidor chinês.

O Indi e a Fiemg estão desenvolvendo ações de incentivo junto a potenciais exportadores mineiros e membros do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).
Acordo firmado na área esportiva estabelece intercâmbio com os principais clubes de futebol de Minas Gerais 

Cooperação na área esportiva
O Indi assinou acordo de cooperação com uma entidade esportiva chinesa para intercâmbio de atletas de base e treinadores de futebol. 

No âmbito desse acordo, os principais times de futebol mineiros negociarão a recepção de treinadores e atletas chineses de futebol em 2017.

Essa ação capitaneada pelo Indi visa a promover a exportação de serviços mineiros de alto valor agregado à China, aproveitando-se do crescente interesse chinês pelo futebol.

Novos investimentos
A comitiva manteve negociações com representantes de três empresas da cadeia de energia solar, visando à implantação de uma fábrica de componentes de painéis solares em Minas Gerais. Com isso, o estado, que já sedia importantes projetos de geração de energia solar, poderá, em breve, ter fornecedores de equipamentos para empresas mineiras que atuam no setor.

Irmandade
Durante a missão, o Indi abordou duas importantes cidades chinesas sobre a realização de acordos de irmandade com cidades mineiras. Esses acordos, inicialmente de natureza política, frequentemente implicam relevantes trocas comerciais.

Em Minas Gerais, Pouso Alegre, cidade irmã de Xuzhou, recebe o maior investimento produtivo chinês no Brasil, a fabricante de equipamentos para construção civil XCMG. Belo Horizonte e Contagem também mantêm acordos com Nanjing e Jiaxing, respectivamente.

Seminário de negócios
No ano em que Minas Gerais e a província chinesa de Jiangsu comemoram 20 anos da assinatura do acordo de irmandade, o Indi, em ação conjunta com a Fiemg, realizou seminário de negócios na capital de Jiangsu, Nanjing. O evento que contou com a participação de 27 convidados qualificados apontou demandas imediatas de importação de café, sucos e minérios de Minas Gerais.

Promoção em feira
Um dos principais resultados da missão foi a definição, pelo Indi e Fiemg, da montagem de um pavilhão de produtos mineiros na China Import Expo (CIE), em maio de 2017. A ação contará com o apoio do governo da província irmã de Minas Gerais – Jiangsu - e do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional. O objetivo é promover as exportações de produtos estrangeiros ao mercado chinês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.