Pular para o conteúdo principal

GUARDAS MUNICIPAIS DE POÇOS DE CALDAS RECEBEM PISTOLAS ELETRÔNICAS

Prefeito faz entrega simbólica da pistola elétrica ao coordenador da GM

A Guarda Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, passa a contar com mais um equipamento no sentido de melhorar a sensação de segurança na cidade. A corporação recebeu, na manhã da última terça-feira, 20, 10 pistolas eletrônicas, que vão garantir mais precisão nas ações da GM. A Guarda Municipal também recebeu uma nova viatura 0 km.


Inicialmente, 22 servidores estão sendo capacitados, em curso específico, para a correta utilização do equipamento. As armas não letais estão de acordo com a Lei n° 13.022, que regulamenta as Guardas Municipais em todo o país. Quando disparada, a pistola emite uma descarga elétrica que imobiliza a vítima de sete a oito segundos.

Segundo o coordenador da GM, as pistolas adquiridas pela prefeitura têm tecnologia de última geração. O equipamento também contém um kit multimídia.

Já o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, explicou que o processo de aquisição das pistolas teve que ser aprovado pelo Exército Brasileiro, através da divisão de Produtos Controlados. “Houve um planejamento para que a Guarda Municipal fosse progredindo no sentido de ter primeiro armas e dispositivos de proteção e, agora, armas não letais, que é o caso deste dispositivo”, informa Lima.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), presente à entrega simbólica dos dispositivos, ressaltou os investimentos que a prefeitura vem fazendo na Guarda Municipal, desde 2013, com o pagamento imediato do adicional de periculosidade correspondente a 30% do salário, a partir de janeiro de 2013, aquisição de novas viaturas, equipamentos e treinamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...