Pular para o conteúdo principal

​MINAS GERAIS TERÁ VERÃO CHUVOSO E CLIMA MAIS AMENO DO QUE NOS ÚLTIMOS ANOS

Estação deve ser marcada por pancadas de chuva em todo o Estado


Com a chegada do verão às 7h44 no último dia 21, a população pode esperar, nos próximos meses, um clima mais ameno para a estação mais quente do ano, que será marcada por chuvas intermitentes, com aumentos esporádicos de temperatura entre as precipitações, mas com pouca possibilidade de chuvas de granizo. Outra característica dessa estação é a duração mais longa dos dias.

As causas do clima mais ameno, segundo a meteorologista Ruany Gomes Xavier, da Cemig, são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña. 

“As temperaturas da superfície equatorial do Oceano Pacífico central e oriental estarão ligeiramente abaixo da sua média histórica, próximas a sua normalidade, criando as condições de temperatura sem influências externas, ou seja, não há previsão de calor e seca excessivos para o período, como ocorreu nos últimos anos”, explica Ruany Xavier.

Chuvas em Minas
Entre dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas devem ficar ligeiramente acima da média nas áreas do Triângulo, Oeste, Noroeste, Sul de Minas, Centro-Sul e Zona da Mata. Nas demais regiões do Estado, são esperadas chuvas ligeiramente abaixo do volume normal. As temperaturas ficam dentro da normalidade em todas as regiões de Minas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), espera-se que as chuvas fiquem próximas à situação normal para o período entre dezembro e fevereiro e que, ao longo de janeiro, elas ocorram de forma bem distribuída durante todo o mês. De acordo com Ruany Xavier, as temperaturas da RMBH ficam dentro da normalidade, sem excessos.

Economia de energia
Alguns hábitos simples podem ser adotados sem perda do conforto no verão e também podem atenuar o aumento do consumo. Além de reduzir a conta de energia no fim do mês, a população pode ajudar na recuperação dos reservatórios em todo o País.

Uma das principais medidas é a mudança da chave de temperatura do chuveiro, nesta época do ano. O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia, devido à sua potência – que é muito alta. Mudando o seletor de temperatura da posição “inverno” para a posição “verão”, a potência é reduzida em 30%, proporcionando uma economia no consumo residencial ao final do mês de até 10%.

Além disso, como os dias são mais longos nesta estação do ano, os consumidores podem aproveitar a iluminação natural e diminuir a utilização das lâmpadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho