Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: ESCOLAS DE LAVRAS RECEBEM NOVOS COMPUTADORES E EQUIPAMENTOS


O ano letivo já começou nas escolas estaduais de Minas Gerais e, em muitas delas, a boa notícia é que os alunos poderão contar com novos computadores e salas de informática completas, com acesso à internet.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), investiu mais de R$ 145 milhões, em 2015 e 2016, na aquisição de mais de 45 mil equipamentos de informática para todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), Conselho Estadual de Educação e todas as escolas estaduais. 

Os aparelhos estão sendo entregues, montados e configurados para utilização em salas de informática e setores administrativos das escolas.

O município de Lavras está sendo contemplado com 74 computadores, nove projetores e nove impressoras, beneficiando todas as escolas estaduais da cidade.

De acordo com o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, a aquisição dos equipamentos é mais um investimento que tem o objetivo de qualificar o ensino no estado. 

“O governador Fernando Pimentel tem compromisso real com a Educação em Minas Gerais. Com estas novas máquinas e equipamentos, nossos alunos e professores utilizarão os laboratórios de informática para realizarem atividades que contribuem no desenvolvimento do aprendizado e do conhecimento. No nosso estado, a estratégia para elevar a qualidade do ensino passa pela melhoria de infraestrutura de nossas escolas”, pontuou.

Investimentos
Ao todo, o Governo do Estado adquiriu 38.910 computadores, quatro mil projetores multimídia e 3.800 impressoras, que estão em processo de entrega, com previsão de término no primeiro semestre de 2017. 

Até o momento, todas as 47 SREs, o Conselho Estadual de Educação e mais de 1.500 escolas já receberam os equipamentos.

Segundo o diretor de Tecnologias Aplicadas à Educação da SEE, Bruno Borges, no início da atual gestão foi realizado um censo tecnológico para avaliar a situação dos equipamentos de informáticas existentes nas escolas estaduais. 

Neste censo, foi constatado que cerca de 2 mil escolas tinham laboratório de informática. Porém, apenas 30% delas estavam em perfeito funcionamento. Com os investimentos feitos pela SEE, o número de salas de informática foi ampliado e hoje mais de 2 mil estão funcionando. 

“Muitos (equipamentos) estavam defasados e sem funcionamento adequado, tanto na sala de informática como no setor administrativo. Assim, pudemos avaliar a real necessidade de cada escola”, explica.

A expectativa é que, até o final do ano, 95% das escolas estaduais tenham suas salas de informática montadas e em funcionamento. Além disso, 100% das escolas terão computadores para o setor administrativo.

Também em 2015 e 2016 foram investidos nas escolas estaduais R$ 24.388.840,45 em infraestrutura de rede lógica e elétrica, necessária para funcionamento desses equipamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/