Pular para o conteúdo principal

ZACARIAS PIVA APONTA O CAMINHO PARA INSTALAÇÃO DO HEMOMINAS NO SHOPPING DE VARGINHA


A instalação de um posto de coleta de sangue do Hemominas no Via Café Garden Shopping, em Varginha, no Sul de Minas, está prestes a se tornar realidade.

Empenhado em resolver o problema da doação de sangue em Varginha, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Piva (PP), esteve em Belo Horizonte na última quinta-feira, 16, e conversou com o diretor técnico-científico da Fundação Hemominas, Fernando Valadares Basques. 

Na conversa, que também contou com a participação do deputado estadual Dilzon Melo (PTB), Piva explicou a necessidade urgente da instalação do posto de coleta em Varginha e se prontificou a intermediar o assunto com a direção do Via Café.

“Desde que o Hemocentro foi fechado, não só Varginha, mas toda a nossa região tem sofrido com a queda nas doações de sangue. É um problema que precisa ser resolvido imediatamente e como demoraria muito a construção de uma unidade do Hemominas, tive essa ideia de instalar o ponto de coleta lá no shopping, facilitando a vida dos doadores, que terão um local que funcionará em horários flexíveis. Para o shopping também é uma vantagem, pois aumenta o fluxo de visitantes no local”, explicou Zacarias.

A argumentação do presidente foi tão convincente, que a direção do Hemominas já até encaminhou a planta de uma unidade que será implantada, em breve, em um shopping em Contagem, demonstrando que o interesse de vir para o Via Café é real. 

“Eu também visitei a unidade do Hemominas que está no Shopping Estação, em Belo Horizonte. Fiquei muito satisfeito, pois todos que estavam lá disseram que não teve iniciativa melhor do que a instalar o posto de coleta naquele local. Tenho certeza que trazer o Hemominas para o Via Café também será um sucesso”, disse Piva.


Via Café de portas abertas
Dando sequência ao projeto, já na manhã desta segunda-feira, 20, Zacarias Piva recebeu representantes do Via Café Garden Shopping em seu gabinete. 

O superintendente do Via Café, Alexandre Botelho e o responsável Comercial, Fábio Vilela conheceram a proposta do Hemominas e pegaram o projeto de execução da obra, trazido pelo presidente da Câmara. 

“O Via Café tem toda intenção de trazer esse posto de coleta para o shopping. Estamos empolgados com essa novidade e agradecemos ao Zacarias Piva pela competência em conduzir esse assunto. Ele já nos colocou em contato direto com a Fundação Hemominas e esperamos ter boas notícias em breve”, disse o superintendente, Alexandre Botelho.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a contrapartida do município seria apenas a cessão de pessoal de Recursos Humanos para trabalhar na unidade. 

“Acreditamos que haverá uma economia muito grande para os cofres públicos, pois não necessitará construir um prédio específico para o Hemominas, onde envolveria toda uma burocracia de licitação, tempo, etc. Além disso, o mais importante é darmos uma resposta à sociedade varginhense para esse problema grave que tem enfrentado”, concluiu Zacarias Piva.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.