sexta-feira, 5 de maio de 2017

ESTUDANTES DA FEDERAL DE LAVRAS CONQUISTAM O 1º LUGAR NO STARTUP WEEKEND INATEL

Rennan Campos, Tamis Diniz, Hector Borrello, Eduardo Esteves Zanin (gestor do processo de pré-incubação e pré-aceleração de startups do INATEL e do Programa Crowd Vale da Eletrônica) , Stevan Bressane, Sidney Castro (Aceleradora de startups Wayra), Amanda Danielly e Vivian Bertoldo.

Os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rennan Gonçalves Campos, de Sistemas de Informação e Tamis Diniz Sampaio Dias, de Administração, participaram do Startup Weekend Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, nos dias 28 a 30 de abril. 

No evento, que incentiva o empreendedorismo e a inovação, eles foram desafiados, com outras equipes, a criar uma startup em apenas 54 horas. 

Formando um time com outros participantes, eles desenvolveram o aplicativo We.Play, que ficou com o primeiro lugar nessa competição.

O aplicativo tem o objetivo de conectar pessoas apaixonadas por esportes, de acordo com o seu interesse. Para isso, considera o nível de habilidade do usuário e a experiência com a prática de esportes. Rennan e Tamis também são bolsistas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec).

A experiência do evento foi proveitosa para os estudantes: “Trabalhamos em total sinergia, amizade e com muita vontade. Mesmo com a premiação, receber feedbacks maravilhosos, me conhecer mais, ter ideias disruptivas e querer mudar o mundo teve também grande valor e inspirou mudanças na minha vida”, declarou Tamis.

Rennan também considerou bem o Startup Weekend: “Fiz amigos incríveis, futuros sócios de um empreendimento fantástico! Isso já bastava para mim, mas acabamos vencendo a competição, fechando o evento com chave de ouro. O Startup Weekend é muito mais que simplesmente criar startups, é ser empoderado, se tornar protagonista de um mundo muito melhor”, afirmou.

A premiação entregue não é financeira, mas fomenta a continuidade da startup após o evento. Ela torna possível participar de processos de pré-aceleração e aceleração e receber investimentos-anjo. 

Essa foi a quarta edição do evento, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O Instituto situa-se em uma região conhecida como Vale da Eletrônica, por sua inovação tecnológica e fomento ao empreendedorismo.

Startup Weekend Lavras
Além de Tamis e Rennan, o estudante Artur Alexandre Gonçalves, que cursa Administração Pública na UFLA, participou da organização do evento no Inatel, adquirindo experiência para o Startup Weekend Lavras

Este ocorrerá de 2 a 4 de junho no prédio da InovaCafé, na UFLA. Como no evento em Santa Rita do Sapucaí, os participantes irão criar uma empresa real, encontrando mentores, investidores e cofundadores.

O Startup Weekend é um evento global, apoiado pela Google e com curadoria da TechStars. São 54 horas de imersão voltadas para criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. 

O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a uma banca de avaliadores e com uma premiação que promove o desenvolvimento da Startup vencedora após o evento.

Para inscrições e informações sobre o Startup Weekend Lavras, clique aqui.

por Mateus Lima - da assessoria

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz de ver que tem estudantes que não somente passam pela Universidade. Fazem a diferença.

Eu sempre falo que se de cada 10, pelo menos 5 estudantes fossem empreendedores e conseguissem gerar um negócio e desse negócio em curto ou médio prazo conseguir contratar ao menos um empregado, no final teremos um batalhão de jovens gerando renda e não somente formando e procurando emprego, pois existe muitos formandos para poucas vagas no mercado de trabalho. Isso só se resolve com a abertura de novos negócios.

Jovens, não fiquem somente passando pela Universidade, ao contrário, extraiam da Universidade o máximo que ela pode dar, criem, corram atrás, façam acontecer.

Não fiquem acomodados achando que só um diploma vai ser a tábua de salvação.

Parabéns para todos aí!