Pular para o conteúdo principal

CALOR X ATIVIDADE FÍSICA: CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS

Com o forte calor do verão, é preciso que praticante de atividade física tome alguns cuidados essenciais para não comprometer a saúde. Especialista indica quais são esses cuidados

O calor do verão brasileiro, a cada ano, parece aumentar. Quando chove, as temperaturas até ficam agradáveis, mas quando o sol está firme, o calor incomoda. 

Pequenas atividades do dia a dia se tornam cansativas, mais ainda para quem pratica com regularidade exercícios físicos. E uma coisa é certa: com o calor extremo, é preciso ficar atento para que as atividades físicas não prejudiquem a saúde.

“Com o calor, o coração e os pulmões se esforçam mais e a temperatura do corpo aumenta. Por isso, se a pessoa não tomar cuidado, ela pode sentir fraqueza, queda de pressão, tontura, câimbra, náuseas e até desmaio”, comenta Gustavo Miranda, sócio proprietário da academia Point Fitness, em Varginha. 

Em casos extremos, a pessoa pode ter alguns distúrbios sérios, como a síncope pelo calor, a hipotensão postural pós-esforço, a exaustão pelo calor e o colapso pelo calor.

Para não comprometer a saúde física é preciso investir em prevenção. São itens simples e extremamente essenciais: hidratação antes e depois da atividade física, aclimatação, treinamento adequado orientado por profissional da área, uso de roupas adequadas e frequentar academia entre 6h e 10h ou depois das 17h. No caso da hidratação, deve-se ingerir água antes, durante e depois do exercício, assim como comer frutas.

“Muitas pessoas nos procuram para começar uma atividade em pleno verão, preocupadas com a praia e o carnaval. Mas uma pessoa que não pratica atividade física de forma regular, o cuidado deve ser ainda maior. Por isso, é essencial que ela procure um profissional capacitado, que poderá orientá-la de forma consciente. Com certeza, os exercícios serão mais moderados”, comenta Miranda.

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...