quinta-feira, 15 de março de 2018

ABEClin JR, A PRIMEIRA DO PAÍS, É INICIADA COM ALUNOS DO INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, é a primeira instituição de ensino no país que possui uma equipe do projeto ABEClin Jr. uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) – Regional de Minas Gerais. 

Os trabalhos da equipe selecionada para dar os primeiros passos do programa, foram iniciados por alunos da instituição.

Entre os objetivos da ABEClin Jr. está o de promover, desenvolver e difundir o conhecimento sobre a engenharia clínica, visando à capacitação de estudantes e profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica, o desenvolvimento profissional da equipe gestora da unidade, a realização de projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento da Engenharia Clínica do país, além do zelo pela ética profissional.

“Com a ABEClin Jr. os alunos terão contato direto com instituições da área da saúde e com a engenharia clinica em geral, o que se torna uma ferramenta a mais de formação para eles. Com este projeto instalado no Inatel, com nossos alunos, podemos divulgar a Engenharia Clinica na região, em Minas Gerais e até no país como um todo, na qual eles podem colaborar no desenvolvimento de pesquisas e na organização de eventos que envolvem a engenharia clínica”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Prof. Fabiano Valias de Carvalho.

O coordenador também reforça que muitos assuntos que interessam para a área da clínica hospitalar serão abordados e desenvolvidos em seminários e eventos que contarão com a presença de profissionais de hospitais e clínicas médicas.

Para definir a equipe foi realizado um processo de seleção na qual os alunos puderam participar. “Durante o processo de seleção pudemos ver que os selecionados já haviam experiência por terem trabalhado ou na Empresa Júnior ou no Crea Jr, o que é muito positivo, pois também é possível que haja interações entre as entidades já que dependendo da demanda, por exemplo, em trabalhos de fiscalização, realizados pelo Crea Jr, a ABEClin Jr. poderá realizar a capacitação dos profissionais”, concluiu Fabiano.

Os primeiros alunos selecionados para o projeto se sentem confiantes e já trabalham nos primeiros passos da ABEClin Jr. 

“Estamos começando do zero e desde fevereiro iniciamos os trabalhos da parte administrativa, com a escrita do nosso estatuto e também no levantamento das instituições daqui do sul de Minas para ingressar nos programas de engenharia clínica. Estamos em fechamento da nossa demanda de trabalho para este ano e um dos nossos objetivos está na Semana de Biomédica onde vamos trabalhar com os alunos e disseminar esta ideia. Outra ação que também estamos estudando é a possibilidade da realização de cursos para secretarias municipais para a calibragem de equipamentos médicos, por exemplo”, disse o integrante do projeto, Igor Gonçalves Gabriel do 5° período do curso de Engenharia Biomédica.

A experiência em ter atuado em outros projetos que também estão à disposição dos alunos do Inatel é algo de orgulho entre os participantes selecionados. 

“Gostei muito de trabalhar na Empresa Jr. lá tive um crescimento pessoal e profissional, e agora participando de algo voltado para a minha área de formação estou com boas expectativas. Será uma boa oportunidade de colocar em prática e de desenvolver o que aprendemos em sala de aula”, comentou a aluna Giovana Renata Giaretta do também do 5º período.

“A engenharia clinica e biomédica ainda não é muito discutida, principalmente em nossa região e esse será nosso trabalho, o de promover. É importante lembrar que dependendo da nossa demanda novos editais poderão ser abertos, assim novos alunos poderão fazer parte da equipe. Esta formação fica até novembro de 2018, quando haverá uma nova seleção para os membros da ABEClin Jr”, salientou a aluna do 8º período Mariana Sêda Cunha. O quadro de alunos também formado pela aluna do 10º período, Letícia Borsato.

1º evento
Uma das primeiras ações do ABEClin Jr – Inatel foi a organização de uma viagem para a South America Health Exibition (SAHE) - 5º Seminário Brasileiro de Engenharia Clínica, em São Paulo – SP no dia 14 de março. Os alunos do Inatel estarão presentes neste evento.

Abeclin
A ABEClin é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por objetivo incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica. A associação está tendo um papel importante ao promover discussões pertinentes a difusão da profissão de engenheiro clínico no país e tem o Inatel como um de seus parceiros.

com assessoria

Nenhum comentário: