Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DE POUSO ALEGRE APRESENTARÃO PARA MELHORIA DO TRÂNSITO DURANTE FÓRUM DA JUVENTUDE

Jovem de 13 anos, estudante do ensino público, foi escolhido para representar Pouso Alegre em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista

O aluno da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (CAIC São João), Pedro Ezequiel de Freitas Pereira, 13 anos, foi selecionado para participar do 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito. 

A iniciativa que é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, contará com a participação de 75 estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, de 46 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, nos próximos dias 6 a 10 de maio, no município do Leme, no interior de São Paulo. 

Pedro Pereira foi contemplado após elaborar um projeto de melhoria no trânsito para o Bairro São João, no município de Pouso Alegre. 

No projeto, o aluno descreve que o objetivo é mobilizar os alunos para se organizarem na saída das aulas e alertá-los sobre os possíveis acidentes no perímetro escolar. 

“Eu observei que na saída e entrada da escola há um grande tumulto. Os alunos maiores atropelam os menores. Há muita movimentação de veículos e pedestres e os carros ficam estacionados em locais impróprios, o que dificulta o acesso ao prédio”, comenta.

O projeto descreve ações que envolvem desde dinâmicas e com a comunidade escolar até a melhoria de sinalização do bairro. 

As propostas são iniciativas fáceis e possíveis de serem executadas num período de 30 dias, como descreve o aluno. 

Porém trará resultados benéficos a toda população. “Eu espero conseguir colocar meu projeto em prática para amenizar o tumulto de veículos e pedestres na entrada e saída da escola. Será bom para segurança de todos no bairro”, acrescenta.

Já o aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Gian Ferreira Gonçalves, 15 anos, descreve em seu projeto a necessidade urgente de providências quanto à extensão da faixa de estacionamento exclusivo para deficientes e a inserção das faixas de pedestres em frente aos portões de entrada e saída da Associação, que está localizada Rua Francisco Aragone, no bairro Árvore Grande. 

“Também precisamos da instalação de placas de sinalização, limpeza do entorno e vielas e retirada de galhos da árvore que encobre a placa de sinalização”, acrescenta.

Os projetos de Pedro Pereira e Gian Gonçalves foram selecionados juntamente com o trabalho de outros 13 estudantes de municípios lindeiros à Fernão Dias, que também estarão em Leme para debater e propor melhorias no trânsito.  

Sobre o Fórum da Juventude
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. 

O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. 

O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias estaduais e federais, proporcionando aos alunos troca de experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.