Jovens de 13 anos, estudantes do ensino público, foram escolhidas para representar São Gonçalo do Sapucaí em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista
Alunos da Escola Municipal Bento Gonçalves Filho, Daiane de Souza Silva e Islene Brito Ferreira, e da Escola Municipal Estadual Ministro Lúcio de Mendonça, Wallasce Martins da Silva, foram selecionadas para participarem do 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito.
A iniciativa que é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, contará com a participação de 75 estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, de 46 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, que começou ontem, domingo, 6, e vai até o próximo dia 10, no município do Leme, no interior de São Paulo.
Os alunos foram contemplados após elaborarem um projeto de melhoria no trânsito para dois os bairros do município de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas. No projeto, Daiane descreve que no Distrito de Ribeiros não há ponto de ônibus.
“Temos o transporte escolar, mas não tem um ponto específico para a descida e entrada dos alunos, colocando em risco a nossa segurança”, explica.
O objetivo é do projeto é engajar os jovens para mobilizar o poder público a realizar melhorias no local que garantam a segurança dos alunos que se deslocam do distrito para frequentarem a escola em outros locais.
Já Islene Brito e Wallasce Martins apresentou proposta de melhorias para o bairro Distrito dos Carneiros e o centro da cidade. Islene destaca que é necessário reunir a comunidade local para debater sobre o trânsito e solicitar o apoio do poder público para concretizar as ações.
“A melhoria das vias públicas e estradas trará mais segurança para os moradores”, acrescenta.
Os projetos foram selecionados juntamente com o trabalho de outros 12 estudantes de municípios lindeiros à Fernão Dias, que também estarão em Leme para debater e propor melhorias no trânsito.
Sobre o Fórum da Juventude
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris.
O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.
O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias estaduais e federais, proporcionando aos alunos troca de experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.
com Luiza Brunhara - da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário