Pular para o conteúdo principal

28 DE JUNHO: ESTUDANTES ORGANIZAM ATIVIDADES NA UFLA EM ALUSÃO A DATA

A única foto conhecida da primeira noite das rebeliões em Nova Iorque

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas intersex, entre outras denominações), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. 

Nesta, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, que hoje é um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Em menção ao dia 28 de junho, os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e comissão organizadora, realizam a II Semana do Orgulho LGBT+ denominada "Resistir para (Re)Existir".

Oriundo do movimento estudantil LGBT+ auto organizado, o evento propõe colocar em debate pautas de extrema pertinência ao contexto social, atreladas às causas de cunho LGBT+, além de proporcionar espaços de interação entre discentes da instituição com oficinas, cinedebate, rodas de conversa e a passeata para simbolizar a resistência e existência na universidade.

A programa tem início hoje, terça-feira, às 12h, no Palquinho do Centro de Convivência (cantina central) da Universidade Federal de Lavras. 

Confira a programação completa: 

26 de junho
12h - Abertura Resistir para (Re)Existir
Local: Palquinho
14h - Mesa "O reconhecimento de Direitos LGBT+ -  contornos políticos e jurídicos"
Local: Palquinho 
16h - Roda de conversa: É na educação que a diferença faz diferença - processo de escolarização LGBT+
Local: Sala de reuniões do DCE
18h - Oficina "Movimento"
Local: Sala de reuniões do DCE

27 de junho
16h - Oficina "Tinta"
Local: Sala de reuniões do DCE
18h - Oficina "Produção de cartazes"
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Performance Madame Shay
Local: Palquinho 

28 de junho -  Dia do Orgulho LGBT+
12h - Performance Gabriela e Depratie
Local: Palquinho
14h - Marielle, Presente! Resistências femininas frente à luta LGBT-
Local: Palquinho
16h- Mesa "Saúde mental e a atenção psicossocial à população LGBT+
Local: Palquinho
18h - Roda de conversa: "Não recomendadxs à sociedade -  vivência e resistência LGBT+
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Apresentação artística
Local: Palquinho

29 de junho
09h - Apresentação de trabalhos
Local: Salão de jogos
12h - Video dance e Performance Jean
Local: Palquinho
14h30 - Oficina "Tecido"
Local: Próximo a Reitoria
             Oficina "Empoderamento"
             Local: Salão de jogos
16h30 - Cinedebate - "Meu corpo é político"
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Vídeo dance
Local: Palquinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...