Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FERNÃO DIAS REALIZOU MAIS DE 3 MIL ATENDIMENTOS MÉDICOS NA BR-381, EM 2017

Campanha Saúde na Boleia oferece serviços de saúde gratuitos para caminhoneiros. Ação busca prevenir acidentes por meio do incentivo de hábitos saudáveis

Caminhoneiros terão acesso a serviços básicos de saúde gratuitos, nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7, na BR-381, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A campanha, que integra o calendário anual de ações voltadas à segurança no trânsito, promove a adoção de hábitos saudáveis entre os motoristas para prevenir acidentes.

Quem passar pelo pátio do posto Transabril, no km 510, pista Sul (sentido São Paulo), poderá fazer o check-up básico (que inclui colesterol, glicemia, triglicérides, pressão arterial e batimentos cardíacos), além de avaliação física – peso, altura, índice de massa corpórea, percentual de gordura e orientações de profissionais especializados. 

Os caminhoneiros também terão acesso a consultas médicas e receberão instruções sobre segurança viária.

De acordo com os dados do centro de controle de operações (CCO), a concessionária realizou, em 2017, 3.050 atendimentos clínicos em usuários da rodovia. 

Os atendimentos vão desde assistências a crises de hipertensão até casos mais graves, como mal súbito ou infarto. Este ano, os atendimentos clínicos já somam, 968 casos.

O objetivo da campanha é promover segurança nas estradas, por meio de cuidados preventivos básicos com a saúde dos motoristas, que muitas vezes têm longas rotinas de trabalho, pouco descanso, além da falta de tempo para checar as condições de saúde.  

“A relação do estado de saúde com a segurança no trânsito é direta. Por isso, investimos em ações educativas e de serviços voltados para o caminhoneiro”, explica Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária.

Raio-x
Com jornada de trabalho média diária de 11 horas e longe de casa por até 20 dias por mês, os caminhoneiros muitas vezes não conseguem dar atenção necessária à saúde, conforme aponta a última pesquisa CNT sobre o perfil dos caminhoneiros no Brasil (2016). 

O reflexo dessa vida agitada tem impacto direto sobre a saúde dos motoristas, sendo que 42% deles está acima do peso, 57% sofre com pressão alta e 60% deles alegam não praticar nenhum tipo de exercício físico. Diante dessa realidade, a campanha Saúde na Boleia também quer promover hábitos saudáveis entre eles.

Saúde preventiva
"Um dos pilares de atuação do Grupo Arteris é a segurança viária e isso compreende também a prevenção de acidentes e a valorização da vida. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente os de caminhão, acabam esquecendo dos cuidados básicos. Para apoiar esses trabalhadores, o Grupo Arteris investe periodicamente em ações como essa”, conclui o diretor.

Serviço
Campanha “Saúde na Boleia”
Horário: das 11h às 20h
Dia: 06 e 07 de junho – Posto Transabril em São Joaquim de Bicas/MG, pista Sul, (sentido SP)

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.