sexta-feira, 7 de setembro de 2018

DME ADVERTE SOBRE A NECESSIDADE DE ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA EM POÇOS

Represa Bortolan está com capacidade de 40% do volume útil

Com a pouca chuva registrada durante o outono e o inverno, os níveis dos reservatórios do município de Poços de Caldas, no Sul de Minas, estão abaixo da média para o período. A Represa Bortolan, que atingiu o maior volume no mês de janeiro, começou a baixar no início de abril e encontra-se atualmente com 2,20 m abaixo da cota do vertedouro, capacidade de 40% do volume útil.

Já a Represa do Cipó, responsável por grande parte da captação realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para o abastecimento público, atingiu o maior volume no mês de março e começou a reduzir seu volume em maio, encontrando-se atualmente com 3,75 m abaixo da cota do vertedouro, capacidade de 56,15% do volume útil.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou um alerta para que os consumidores façam o uso mais consciente de energia, pois o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou o cenário energético e concluiu que será necessário manter o parque termelétrico do país acionado, o que implicará em mais custos.

Diante da escassez hídrica, o governo sinaliza para que os consumidores poupem energia. Até o final de setembro, o ONS projeta que os reservatórios do Sudeste continuarão a apresentar os menores níveis de armazenamento do país. 

O custo mais alto da operação fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionar a tarifa com bandeira vermelha nível 2 pelo quarto mês consecutivo, a mais cara do sistema de bandeiras tarifárias implantado em 2015.

Nenhum comentário: