sexta-feira, 21 de setembro de 2018

GOVERNO FEDERAL APROVA PROJETO PARA CONTER INUNDAÇÕES EM POUSO ALEGRE


Pouso Alegre, no Sul de Minas, juntamente com outras 26 cidade em todo o Brasil, foi selecionada para ser inserida no programa de saneamento básico do Ministério das Cidades. O acolhimento da proposta da prefeitura foi divulgado no último dia 14 e já publicado no Diário Oficial da União.

O município priorizou junto ao Ministério das Cidades uma proposta na modalidade de Manejo de Águas, buscando a solução para as inundações que ocorrem em períodos de chuvas em ruas do centro, como a Comendador José Garcia, Bom Jesus, Monsenhor Dutra, São João e Adolfo Olinto, provocadas pelas águas pluviais vindas dos bairros Primavera, João Paulo II, Santo Antonio e Boa Vista.

A Carta Consulta de Pouso Alegre foi aprovada, totalizando o investimento em R$14.783.931,59, com contrapartida da prefeitura de R$739.198,58. 

A etapa seguinte será a aprovação do projeto básico junto à Caixa Econômica Federal e, posteriormente, junto ao Ministério das Cidades. Para isto, município contratou a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). 

Com as devidas aprovações, o contrato de financiamento deverá assinado e elaborado o projeto executivo para abertura do processo licitatório, com início de obras previsto para o primeiro semestre de 2019.

As galerias pluviais, principalmente das áreas centrais da cidade, não são suficientes para todo o escoamento gerado durante chuva intensa, ocorrendo incidência de alagamentos e inundações. O Jardim Primavera é uma das principais áreas afetadas. O bairro drena águas oriundas de locais adjacentes como, João Paulo II, Santo Antônio e Boa Vista, causando uma sobrecarga no sistema de galerias.

Nenhum comentário: