sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

AIDS TEM REDUÇÃO DE 48% NA REGIÃO DAS VERTENTES

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São João Del Rei, nas Vertentes, Luana Melo, informou que 379 pessoas estão em tratamento contra o vírus HIV

Em 2018, a contaminação da Aids teve uma redução de 48% em toda a região dos Campos das Vertentes. Foram 16 novos casos positivos enquanto, em 2017, a incidência da doença alcançou 33 casos. Atualmente, existem 379 pessoas em tratamento, diagnosticadas com o vírus HIV na microrregião, formada por 18 municípios.

A informação é da enfermeira Luana Melo, coordenadora do CTA, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei. 

O CTA cuida da saúde sexual da população, com a prevenção e tratamento de doenças como a sífilis, hepatite B e C, além da Aids. Luana Melo realçou que a Aids ainda não tem cura e o tratamento é “pelo resto da vida”. Os pacientes recebem a medicação gratuita – antirretrovirais, os chamados ‘coquetéis’.

Os especialistas em Saúde aconselham o uso obrigatório do preservativo (camisinha) nas relações sexuais, principalmente nos chamados grupos de risco: profissionais do sexo, viciados em drogas, presidiários e homossexuais.

O CTA funciona no centro da cidade, na avenida Tiradentes, 136, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, telefone (32) 3372-8097.  

O vírus destrói o sistema imunológico que provoca o adoecimento da pessoa. A doença pode ser detectada após 20 minutos de exames realizados pela equipe, que conta com médicos infectologistas, enfermeiras, clínico-geral e psicólogos.

Nas festas da cidade, principalmente no Carnaval, o CTA realiza campanha educativa de prevenção contra essas doenças sexuais.

com assessoria

Nenhum comentário: