Pular para o conteúdo principal

EM MINAS, SEIS IGREJAS SERÃO RESTAURADAS


Uma significativa representação do Patrimônio Cultural Brasileiro está estampada entre as montanhas de Minas Gerais. São quase incontáveis as igrejas e templos católicos incrustados entre as ruas das cidades históricas do Estado, formando um cenário singular, que é retrato da história do processo de ocupação do interior do Brasil, da exploração das minas de ouro e diamantes, e da simbólica arte e arquitetura religiosa que moldou o interior do país. 

Parte desse tesouro mineiro será restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de seis novas intervenções.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, cumpre agenda no Estado no dia 28 de janeiro, acompanhada dos diretores do Iphan, Robson de Almeida e Marcelo Brito, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Celia Corsino, e de diversas autoridades políticas e eclesiásticas locais. 

Na ocasião, serão assinadas as ordens de serviço referentes ao início das obras das igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e Matriz de Santo Antônio de Glaura, em Ouro Preto; e Catedral da Sé, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar, e Nossa Senhora da Conceição, do distrito de Camargos, em Mariana. 

Nos últimos anos, só por meio do PAC Cidades Históricas, o Iphan investiu quase R$49 milhões em obras de restauração e requalificação em bens culturais de Minas Gerais. Além das ações que serão iniciadas, pelo mesmo programa, outras sete obras estão em execução, nas cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Diamantina, São João del Rei e Sabará.

Patrimônio religioso em restauro
Na cidade de Ouro Preto, antiga capital do Estado, será iniciada a obra de restauração dos elementos artísticos e integrados da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. A igreja foi construída pelos mestres Manuel Francisco Lisboa e Aleijadinho e é um dos símbolos do barroco mineiro. 

A restauração arquitetônica do templo foi concluída em agosto de 2017, e todo o conjunto de intervenções conta com previsão de investimentos de quase R$8 milhões, advindos do PAC Cidades Históricas, por meio do Iphan.

Ainda na cidade, a comitiva irá oficializar o começo das obras na Igreja Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura. Também incluída no PAC Cidades Históricas, a intervenção será realizada em duas etapas, como resultado de uma expressiva demanda da comunidade local. 

A primeira delas, recentemente iniciada, se refere a serviços emergenciais e essenciais à manutenção da igreja e será viabilizada por Termo de Compromisso entre o Iphan e a Vale. A próxima etapa está em fase preparatória e realizará a restauração completa do bem, incluindo parte arquitetônica e elementos artísticos.

Já na cidade de Mariana, serão quatro igrejas passando por obras de restauração. Uma delas é a Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção. Seu restauro arquitetônico e civil foi concluído no final de 2017, estão em execução serviços complementares e será iniciada a etapa referente aos elementos artísticos e integrados. 

Assim, se concluirá a intervenção que renova um dos templos mais antigos e simbólicos de Minas Gerais, com investimentos que ultrapassam os R$8 milhões, como parte do PAC Cidades Históricas.

Os recursos da obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos vêm do mesmo programa. O templo também esteve recentemente em obras, com a restauração de seus elementos artísticos, concluída em 2017. Agora será iniciada a obra civil, contratada pela Prefeitura Municipal, e totalizando investimentos de cerca de R$3,6 milhões do Iphan.

A restauração completa da Igreja de São Francisco de Assis também será iniciada, em Mariana, incluindo a Casa do Conde de Assumar. 

A obra, além de promover a conservação e restauro de toda a parte civil e elementos artísticos, inclui ainda a implantação do Museu de Mariana no local, que é um dos cartões-postais da cidade. 

Os projetos foram realizados pelo PAC Cidades Históricas e as obras serão executadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com recursos do BNDES e da Vale, e previsão de investimentos de R$15,3 milhões.

Já no distrito de Camargos, ainda parte do município de Mariana, será iniciada a obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Considerado uma das mais antigas de Minas e parte do grupo das matrizes mineiras do século XVIII, o templo receberá recursos advindos de acordo do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana com a Fundação Renova, no processo de licenciamento ambiental de reassentamento da região de Bento Rodrigues, visando seu completo restauro, incluindo parte civil e elementos artísticos.

Serviço

Ouro Preto
Assinatura da ordem de serviço para restauração das igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e Matriz de Santo Antônio (Distrito de Glaura)
Data: 28/01/2019, às 10h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Ouro Preto/MG

Mariana:
Assinatura da ordem de serviço para restauração das igrejas Catedral da Sé, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar, e Nossa Senhora da Conceição (Distrito de Camargos)
Data: 28/01/2019, às 14h
Local: Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção, Mariana/MG

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.