quinta-feira, 28 de março de 2019

GINCANA PROMOVIDA NA UFLA VAI FAZER ARRECADAÇÃO EM PROL DO BANCO DE ALIMENTOS DE LAVRAS


Com o retorno às aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o clima neste início de período letivo é sempre de descontração, alegrias, descobertas e confraternização, mas também há espaço para a prática da solidariedade e da cidadania.

Exemplo disso é a ação articulada por um grupo de estudantes por meio da ação "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", que tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

De acordo com a organização da gincana, qualquer aluno devidamente matriculado na universidade poderá doar alimentos não perecíveis. O controle dos produtos arrecadados será feito pelo peso dos mesmos (kg), adotando-se a equivalência 1 litro =1 quilo.

A doação será contabilizada para o curso de graduação do aluno que doou. Com isso, será premiado o curso que obtiver o maior volume de alimento arrecadado per capita, o curso com maior volume de arrecadação total e o curso com maior torcida. A apuração do resultado será no dia D, 27 de abril, no Ginásio do CIUNI, na UFLA, a partir das 09h. Neste também haverá diversas atividades culturais. 

Para realizar a doação, os interessados poderão se dirigir as tendas que ficarão localizadas em frente ao Centro de Convivência (antiga Cantina Central), durante as semanas de arrecadação ou no Laboratório de Análise Sensorial, localizado no Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA. O período de recebimento dos alimentos será de 8 a 26 de abril. 

A organização da gincana ressalta que não serão aceitos para doação itens como sal, açúcar, alimentos ultraprocessados, como achocolatado, gelatina, temperos industrializados, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, entre outros produtos desta categoria.

"Por que ajudar? Porque assim você pode contribuir para que várias pessoas consigam ter acesso a um direito básico... o Direito Humano a Alimentação Adequada. O Banco de Alimentos fará a gestão dos alimentos doados e poderá beneficiar a várias entidades assistenciais e várias famílias em situação de vulnerabilidade", destacam os organizadores.

A iniciativa tem o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras, Coletivo SANS Lavras, Consea-MG, além das Atléticas, Centros Acadêmicos e demais comunidade acadêmica da universidade.

Nenhum comentário: