terça-feira, 30 de abril de 2019

FURTOS DE GRADES DE BOCA DE LOBO CAUSAM PREJUÍZO DE R$80 MIL EM JUIZ DE FORA

A Campanha "Eu cuido de JF - Se é público, também é seu", da Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Zona da Mata, está alertando a população para uma série de atos de vandalismos que causam prejuízo não só para os cofres públicos, como também para toda a comunidade, já que o dinheiro gasto para recuperar locais degradados poderia estar sendo mais bem aproveitado.

Entre os atos de vandalismo, está o furto de grades de boca de lobo. Pode parecer algo simples, mas, no último ano, o prejuízo em virtude das cerca de 400 grades roubadas no Centro da cidade foi em torno de R$ 80 mil reais. 

Para tentar resolver o problema, a Secretaria de Obras (SO) tem investido na fabricação de grades de concreto, que não possuem "atrativo financeiro" para o furto, além de terem menor custo. No último ano, cerca de 800 novas grades de concreto foram instaladas em Juiz de Fora. A substituição dos equipamentos de ferro, pelos de concreto será de forma gradativa.

Além disso, outro problema no âmbito dos equipamentos de drenagem, é a grande quantidade de lixo retirado das bocas de lobo: entre 80% e 90% correspondem a lixo urbano e doméstico. Isso faz com que, em alguns equipamentos, o serviço não dure um mês, quando o normal é durar um ano. 

"As pessoas precisam se conscientizar que, ao jogar o lixo no chão, estão contribuindo para o entupimento das bocas de lobo e, consequentemente, para os alagamentos. Estamos fazendo nossa parte, mas sozinhos não conseguimos solucionar o problema. A comunidade precisa colaborar", enfatiza o secretário de Obras, Amaury Couri.

Nenhum comentário: