Pular para o conteúdo principal

FURTOS DE GRADES DE BOCA DE LOBO CAUSAM PREJUÍZO DE R$80 MIL EM JUIZ DE FORA

A Campanha "Eu cuido de JF - Se é público, também é seu", da Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Zona da Mata, está alertando a população para uma série de atos de vandalismos que causam prejuízo não só para os cofres públicos, como também para toda a comunidade, já que o dinheiro gasto para recuperar locais degradados poderia estar sendo mais bem aproveitado.

Entre os atos de vandalismo, está o furto de grades de boca de lobo. Pode parecer algo simples, mas, no último ano, o prejuízo em virtude das cerca de 400 grades roubadas no Centro da cidade foi em torno de R$ 80 mil reais. 

Para tentar resolver o problema, a Secretaria de Obras (SO) tem investido na fabricação de grades de concreto, que não possuem "atrativo financeiro" para o furto, além de terem menor custo. No último ano, cerca de 800 novas grades de concreto foram instaladas em Juiz de Fora. A substituição dos equipamentos de ferro, pelos de concreto será de forma gradativa.

Além disso, outro problema no âmbito dos equipamentos de drenagem, é a grande quantidade de lixo retirado das bocas de lobo: entre 80% e 90% correspondem a lixo urbano e doméstico. Isso faz com que, em alguns equipamentos, o serviço não dure um mês, quando o normal é durar um ano. 

"As pessoas precisam se conscientizar que, ao jogar o lixo no chão, estão contribuindo para o entupimento das bocas de lobo e, consequentemente, para os alagamentos. Estamos fazendo nossa parte, mas sozinhos não conseguimos solucionar o problema. A comunidade precisa colaborar", enfatiza o secretário de Obras, Amaury Couri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.