Pular para o conteúdo principal

CELLOS-MG APRESENTA CONCEITO VISUAL DA 22ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE

Em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos, a ilustração traduz o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate, temas centrais da Parada de 2019

A 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que será realizada no dia 14 de julho de 2019, tem como tema “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”. Para ilustrar este grito que liga o passado e o presente, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) apresenta o conceito visual da Parada deste ano.

O desafio proposto da arte era traduzir o movimento de Stonewall em forma de arte. Para isso, o artista Flaviano Souza uniu em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate. A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBTQ+ e trans, fortalecendo a identificação com o movimento e a comunidade.

Para o artista, lutar pelos direitos do público LGBT não é só um clamor ou dar voz a minorias historicamente marginalizadas. 

“É sobretudo uma luta por toda a humanidade. Por um mundo mais fraterno e igualitário onde se construam pontes.” 

Flaviano completa: “Em certa medida, este grito é para manter visível o que é realmente importante, o essencial e isto não está nas roupas, no corte do cabelo, no jeito de andar, falar ou com quem fazemos sexo. Este centro, possível a todos, que depende da vontade de cada um, está na capacidade de sentir empatia. De perceber no outro suas fragilidades e forças e procurar compreendê-las. E neste lugar que se encontra de fato, a beleza do que é ser humano.”

Azilton Viana, presidente do CELLOS-MG e coordenador da Parada, reforça a importância de uma identidade forte. 

“A Parada por si só representa o orgulho da comunidade LGBT de ser quem é. Com a logo deste ano, trazemos também a força e a essência de lutas que temos em nossa história.”
Edital de apresentações no evento

Artistas que desejam se apresentar na Parada deverão informar seu interesse em formulário publicado pela diretoria do CELLOS-MG, que analisará os pedidos e definirá quais apresentarão no evento. 

As apresentações não são remuneradas e elas serão feitas no palco montado na Praça da Estação, com entrada gratuita para todos aqueles que desejam participar.

Clique aqui para se inscrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...