Pular para o conteúdo principal

CELLOS-MG APRESENTA CONCEITO VISUAL DA 22ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE

Em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos, a ilustração traduz o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate, temas centrais da Parada de 2019

A 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que será realizada no dia 14 de julho de 2019, tem como tema “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”. Para ilustrar este grito que liga o passado e o presente, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) apresenta o conceito visual da Parada deste ano.

O desafio proposto da arte era traduzir o movimento de Stonewall em forma de arte. Para isso, o artista Flaviano Souza uniu em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate. A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBTQ+ e trans, fortalecendo a identificação com o movimento e a comunidade.

Para o artista, lutar pelos direitos do público LGBT não é só um clamor ou dar voz a minorias historicamente marginalizadas. 

“É sobretudo uma luta por toda a humanidade. Por um mundo mais fraterno e igualitário onde se construam pontes.” 

Flaviano completa: “Em certa medida, este grito é para manter visível o que é realmente importante, o essencial e isto não está nas roupas, no corte do cabelo, no jeito de andar, falar ou com quem fazemos sexo. Este centro, possível a todos, que depende da vontade de cada um, está na capacidade de sentir empatia. De perceber no outro suas fragilidades e forças e procurar compreendê-las. E neste lugar que se encontra de fato, a beleza do que é ser humano.”

Azilton Viana, presidente do CELLOS-MG e coordenador da Parada, reforça a importância de uma identidade forte. 

“A Parada por si só representa o orgulho da comunidade LGBT de ser quem é. Com a logo deste ano, trazemos também a força e a essência de lutas que temos em nossa história.”
Edital de apresentações no evento

Artistas que desejam se apresentar na Parada deverão informar seu interesse em formulário publicado pela diretoria do CELLOS-MG, que analisará os pedidos e definirá quais apresentarão no evento. 

As apresentações não são remuneradas e elas serão feitas no palco montado na Praça da Estação, com entrada gratuita para todos aqueles que desejam participar.

Clique aqui para se inscrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...