quarta-feira, 15 de maio de 2019

CELLOS-MG APRESENTA CONCEITO VISUAL DA 22ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE

Em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos, a ilustração traduz o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate, temas centrais da Parada de 2019

A 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que será realizada no dia 14 de julho de 2019, tem como tema “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”. Para ilustrar este grito que liga o passado e o presente, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) apresenta o conceito visual da Parada deste ano.

O desafio proposto da arte era traduzir o movimento de Stonewall em forma de arte. Para isso, o artista Flaviano Souza uniu em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate. A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBTQ+ e trans, fortalecendo a identificação com o movimento e a comunidade.

Para o artista, lutar pelos direitos do público LGBT não é só um clamor ou dar voz a minorias historicamente marginalizadas. 

“É sobretudo uma luta por toda a humanidade. Por um mundo mais fraterno e igualitário onde se construam pontes.” 

Flaviano completa: “Em certa medida, este grito é para manter visível o que é realmente importante, o essencial e isto não está nas roupas, no corte do cabelo, no jeito de andar, falar ou com quem fazemos sexo. Este centro, possível a todos, que depende da vontade de cada um, está na capacidade de sentir empatia. De perceber no outro suas fragilidades e forças e procurar compreendê-las. E neste lugar que se encontra de fato, a beleza do que é ser humano.”

Azilton Viana, presidente do CELLOS-MG e coordenador da Parada, reforça a importância de uma identidade forte. 

“A Parada por si só representa o orgulho da comunidade LGBT de ser quem é. Com a logo deste ano, trazemos também a força e a essência de lutas que temos em nossa história.”
Edital de apresentações no evento

Artistas que desejam se apresentar na Parada deverão informar seu interesse em formulário publicado pela diretoria do CELLOS-MG, que analisará os pedidos e definirá quais apresentarão no evento. 

As apresentações não são remuneradas e elas serão feitas no palco montado na Praça da Estação, com entrada gratuita para todos aqueles que desejam participar.

Clique aqui para se inscrever.

Nenhum comentário: